ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Município amplia imunização para idosos de 73 a 70 anos

Vacinação por sistema drive-thru será ampliada a partir de sábado (27). Nesta terça-feira, 1.338 pessoas foram vacinadas no Centro de Eventos da Fenadoce

23-03-2021 | 17:29:44

Com a chegada de mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19, a Prefeitura de Pelotas amplia, a partir de sábado (27), a imunização para idosos de 73 a 70 anos ou mais. O grupo prioritário receberá a primeira dose da vacina em sistema drive-thru e em prédios de escolas da rede municipal. Nesta terça-feira (23), 1.338 idosos de 74 anos ou mais foram imunizados na vacinação volante.

A ampliação da imunização para idosos de 73 a 70 anos ou mais será realizada em drive-thru, no Centro de Eventos, das 9 às 17h, seguindo o seguinte cronograma:

* sábado (27) - idosos com 73 anos ou mais e serão disponibilizadas 1.700 doses;

* domingo (28) - idosos com 72 anos ou mais e serão disponibilizadas 1.900 doses;

* segunda-feira (29) - idosos com 71 anos ou mais e serão disponibilizadas 2.100 doses; e, 

* terça-feira (30) - idosos com 70 anos ou mais e serão disponibilizadas 2.200 doses.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que a vacinação dessas faixas etárias terá continuidade para as pessoas que não conseguiram comparecer ao drive-thru, nos prédios das escolas municipais, nos dias 31 de março e 1º de abril, assim como foi feito em etapas anteriores da imunização.

Idosos vacinados nesta terça-feira

A estudante Ellen Damásio chegou ao Centro de Eventos da Fenadoce por volta das 7h30min desta terça-feira (23). Ela foi a motorista do pai, Adalberto Damásio de 74 anos, que faz parte do grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. No meio da manhã, Adalberto recebeu a prevenção e a espera foi até motivo de brincadeira entre eles. "Conversamos, observamos o comportamento das pessoas, foi até divertido. Tudo muito tranquilo", disse o idoso.

Adalberto Damásio foi um dos 1.338 idosos com 74 anos ou mais vacinados, nesta terça-feira, em sistema drive-thru, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O trabalho contou com força-tarefa com cerca de 100 pessoas, entre profissionais da saúde, estudantes da área da saúde e agentes de Trânsito, que atuaram para antecipar a coleta dos dados dos vacinados ainda na área externa do Centro de Eventos - local onde os motoristas aguardam o ingresso no pavilhão para a imunização. De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, o procedimento garantiu a aplicação da vacina em aproximadamente 200 pessoas a cada hora no período da manhã.

O aposentado Adalberto foi um dos idosos imunizados no nono drive-thru realizado para vacinar contra a Covid-19 - Fotos: Rodrigo Chagas

Vacinação de 76 a 74 anos prossegue nas escolas

A partir desta quarta-feira (24), a imunização para pessoas de 76 a 74 anos ou mais passa a ser realizada em prédios das escolas rede municipal, das 10 às 15h.

A vacinação ocorrerá conforme o seguinte calendário:

- quarta-feira (24) - vacinação de idosos de 76 anos ou mais; 

- quinta-feira (25) - vacinação de idosos de 75 anos ou mais; e,  

- sexta-feira (26) - vacinação de idosos de 74 anos ou mais.

As escolas 

* EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) - 100 doses por dia; 

* Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) - 200 doses por dia; 

* EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) - 200 doses por dia; 

* EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) - 100 doses por dia; 

* EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal) - 200 doses por dia; 

* EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) - 100 doses por dia; e, 

* EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2.257 (Laranjal) - 100 doses por dia.

Para receber a primeira dose contra a Covid-19 é necessário apresentar identidade, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência. 

O que é importante saber antes de se vacinar?

A SMS alerta para os casos que devem apresentar atestado médico na hora de receber o imunizante. São eles:

- portadores de doenças reumáticas imunomediadas; 

- pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; e, 

- pessoas que apresentaram reação linfática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes. 

Além disso, quem faz uso de imunoglobina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica.

Não devem ser vacinadas as pessoas que apresentarem sintomas gripais ou demais doenças febris nas últimas quatro semanas.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

saúde, vacina, idosos, vacinação, coronavírus, drive-thru, 74 anos, Pelotas, Prefeitura

Carregando 0%
Carregando 0%