ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Movimento é tranquilo no dia de vacinação para pessoas de 36 anos

Mais 1.742 pessoas receberam a proteção contra o coronavírus durante o drive-thru no Centro de Eventos

10-07-2021 | 17:53:33

 Quem se dirigiu ao Centro de Eventos neste sábado (10), data marcada para vacinação contra a Covid-19 para o público com 36 anos ou mais, encontrou movimento tranquilo. Até o final da tarde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contabilizou mais 1.742 pessoas imunizadas em Pelotas. De acordo com o Painel de Vacinação do governo estadual, até às 17h30min, aproximadamente 225 mil doses de vacinas já haviam sido aplicadas no município – 156.276 cidadãos receberam ao menos a primeira dose e 62.769 já estão com o esquema vacinal completo.

Fotos: Michel Corvello

Entre aqueles que compareceram nesta manhã estava a corretora de imóveis Daniela Lins. Ao falar sobre o que sentia enquanto aguardava o momento de ser vacinada, ela descreveu com a palavra “Liberdade”, e afirmou que a vacina a faz sentir mais perto da sua vida normal.

A dona de casa Sharlene Fonseca e o esposo Daniel chamaram a atenção quando ingressaram nos pavilhões de vacinação neste sábado, em seu Fusca azul. Em poucas palavras e bastante emocionada, ela afirmou que estava esperando ansiosa por esse dia.

Foto: Michel Corvello

Em outro automóvel, a cachorrinha Locki também foi o centro das atenções durante o drive, enquanto o seu tutor, Eider Machado, recebia a primeira dose da proteção ao coronavírus. O operador de veículos disse que aquele sentimento era o “melhor possível”, enquanto a injeção era aplicada.

Quem também afirmou seu sentimento de alegria pelo momento foi o representante de vendas Marlon. Ele contou que é o segundo em sua casa a receber a vacina e que agora só falta a esposa também ser imunizada.

Voluntários e servidores são fundamentais

Para que as ações de vacinação no município sejam possíveis, a Prefeitura de Pelotas conta com a colaboração de muitas instituições, voluntários e estudantes de universidade e escolas técnicas. Além disso, o trabalho feito pelos Agentes de Trânsito, Guarda Municipal e Brigada Militar são de fundamental importância para o bom andamento das atividades, tanto no drive-thru quanto nos pontos dos bairros.

Fotos: Michel Corvello

Participam da campanha voluntários e estudantes das universidades Federal (UFPel) e Católica (UCPel) de Pelotas, Faculdade Anhanguera, Instituto Dimensão, Senac e Escola Estilo, além das equipes das secretarias e órgãos municipais.

Vacinação por faixa etária segue

As ações de vacinação por idade continuam em Pelotas. A segunda (12) e terça-feira (13) serão dias dedicados a aplicação da segunda dose para o público com 60 anos ou mais, vacinados com a primeira dose da Astrazeneca ainda no mês de abril. A ação ocorre em drive-thru, no Centro de Eventos, das 9h às 15h.

Para as pessoas de 38 a 35 anos, a imunização também segue em drive thru e nos sete pontos definidos pela Prefeitura nos bairros da cidade.

Confira o cronograma para os próximos dias:

Drive-thru

Centro de Eventos, das 9 às 17h – com entrada pela avenida Pinheiro Machado

* Segunda-feira (12) – 2ª dose para 61 anos ou mais

* Terça-feira (13) – 2ª dose para 60 anos ou mais 

* Quarta-feira (14) – 1ª dose para 35 anos ou mais

Bairros – das 10 às 15h

* Segunda-feira (12) – 1ª dose para 38 anos ou mais

* Terça-feira (13) – 1ª dose para 37 anos ou mais

* Quarta-feira (14) – 2ª dose para 61 anos ou mais

* Quinta-feira (15) – 2ª dose para 60 anos ou mais 

* Sexta-feira (16) – 1ª dose para 36 anos ou mais

* Segunda-feira (19) – 1ª dose para 35 anos ou mais

Não esqueça de levar seus documentos

Para 1ª dose

- Carteira de Identidade

- Comprovante de residência ou declaração de moradia assinada pelo proprietário

- CPF ou Cartão SUS

Para agilizar o processo de imunização, nos drive-thrus e nos pontos dos bairros, a Prefeitura disponibiliza no hotsite do coronavírus, o comprovante de vacinação. As pessoas que irão se vacinar podem levar o documento impresso, com as informações pessoais preenchidas. No entanto, a SMS esclarece que levar o comprovante preenchido não é uma obrigação, mas uma maneira de facilitar o trabalho e diminuir o tempo de espera durante o processo.

Para 2ª dose

- Carteira de Identidade

- Carteira de vacinação (para comprovar a 1ª dose)

Vacine-se e seja solidário! Deixe uma contribuição

Os cidadãos podem continuar colaborando com as campanhas de arrecadação de roupas, alimentos e ração animal que a Prefeitura realiza durante os drive-thrus de vacinação. As roupas são destinadas a Campanha do Agasalho, que neste ano tem o mote “Já tô com a roupa de ir”, como referência a um momento que é bastante esperado, como é o caso da vacinação. Já os alimentos, com preferência ao leite, são encaminhados a pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pela Secretaria de Assistência Social. A ração é distribuída ao Canil e Gatil municipais, aos protetores de animais da cidade e a famílias vulneráveis que tem animais sob sua tutela.

Endereços dos pontos de vacinação nos bairros

- Pelotas Parque Tecnológico - avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal

- Colégio Pelotense – Ginásio, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro

- União Gaúcha - avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 – Cohab Tablada

- CTG Os Farrapos - rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha

- Associação Rural - Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas

- Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes - salão da igreja, avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres

- Paróquia São José, na avenida Duque de Caxias, 520, no Fragata

SMS alerta

A Secretaria Municipal de Saúde informa que é preciso aguardar um intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra do esquema vacinal, incluindo a que protege da gripe, para garantir a imunização correta.

Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É preciso aguardar 30 dias do início dos sintomas para proceder com a aplicação

Tags

vacinação, 36 anos, coronavírus, covid-19, vacina, drive-thru

Carregando 0%
Carregando 0%