Mais de 200 pessoas participaram da atividade de encerramento, nesse sábado (1º)

Moradores do Residencial Amazonas completam ciclo de preparação

Mais de 200 pessoas participaram da atividade de encerramento, nesse sábado (1º)
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 03-02-2020 | 13:00:41
Tags: residencial amazonas, minha casa minha vida, mcmv, capacitação, habitação, pelotas

Sábado passo (1°) foi de festa no Residencial Amazonas, no Sítio Floresta. A atividade de encerramento do Trabalho Técnico Social (TTS) reuniu moradores, e equipes da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) e do Senac – instituição contratada para executar o trabalho.

Titular da pasta municipal, Ubirajara Leal enfatiza a melhoria da qualidade de vida com as ações – Fotos: Equipe da SHRF

Durante a manhã, os residentes nos 280 apartamentos tiveram a oportunidade de cortar o cabelo e fazer a aferição de pressão, gratuitamente. À tarde, foram colocados, à disposição da comunidade, brinquedos infláveis e diversas brincadeiras para as crianças e adolescentes, mateada, distribuição de refrigerante, coquetel e prestação de contas do trabalho.  

Para o secretário da SHRF, Ubirajara Leal, é bom ver os moradores reunidos e unidos a fim de melhorar a qualidade de vida no condomínio, manter o espaço coletivo e melhorar a vida de suas famílias. Ele diz que as iniciativas de geração de trabalho e renda são as mais gratificantes. 

“Ver uma pessoa até então sem alternativas para sustentar a sua família e que, agora, tem capacitação e nos conta, feliz, que está empregada ou que nos mostra o seu produto, nos dá ânimo a outras ações. Ficamos mais determinados para chegarmos em outras comunidades, apesar de todas as dificuldades”, avalia Leal.  

As atividades começaram antes da entrega das unidades. Reuniões ajudaram os moradores a entenderem como seria a vida coletiva, já que muitos nunca haviam habitado residenciais. Eles receberam explicações sobre os pagamentos que precisariam ser feitos, o respeito aos vizinhos e espaços. Adicionalmente, acerca de seus direitos e responsabilidades.

O trabalho contribuiu na relação da comunidade, na geração de trabalho e renda e na administração do condomínio. A partir da iniciativa, eles seguem de forma autônoma. A Prefeitura computou quase 2 mil atendimentos, entre plantões sociais, cursos de capacitação, oficinas de gerenciamento e de lazer – destacando-se a formação de associação comunitária, economia solidária, microempreendedorismo individual e microcrédito, futebol e música.

No próximo sábado (8), a mesma ação ocorrerá no Residencial Roraima, também no Sítio Floresta, durante todo o dia.

Notícias Relacionadas

Pelotas retoma a regularização da área do PAC Farroupilha

Pelotas retoma a regularização da área do PAC Farroupilha

Servidores da Habitação passam por capacitação

Servidores da Habitação passam por capacitação

Mais 31 famílias atingidas pela enchente receberão novos imóveis

Mais 31 famílias atingidas pela enchente receberão novos imóveis

Cadastro socioeconômico já foi feito por 77 famílias

Cadastro socioeconômico já foi feito por 77 famílias