ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Mais de mil idosos a partir dos 60 anos são vacinados

O drive-thru de vacinação segue neste domingo (18) para pessoas com 60 anos nascidas entre os dias 1º de julho e 31 de dezembro

17-04-2021 | 17:36:02

Junto com o início deste final de semana, veio a esperança de dias melhores, através de mais um drive-thru de vacinação contra a Covid-19 realizado pela Prefeitura. Neste sábado (17), foi a vez de 1.168 idosos com 60 anos ou mais receberem a primeira dose da vacina no Centro de Eventos. As 1,5 mil doses disponibilizadas do imunizante foram aplicadas por profissionais e voluntários da área da saúde.

Conforme organização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), somente pessoas com 60 anos completos, nascidas entre 1º de janeiro e 30 de junho, puderam receber a aplicação nos pavilhões da Fenadoce neste sábado. A vacinação ocorreu por ordem de chegada. No domingo (18), será a vez dos sexagenários nascidos entre os dias 1º de julho e 31 de dezembro.

Música para entreter quem espera

O vice-prefeito Idemar Barz acompanhou a vacinação durante a manhã, junto de sua gaita. Músicos voluntários, como é o caso de Idemar, têm se apresentado com frequência durante os drive-thrus, para entreter os cidadãos que aguardam pelo momento da imunização.

O vice-prefeito se apresentou para quem esteve no Centro de Eventos neste sábado (17) - Foto: Rodrigo Chagas

As gêmeas Liliane e Lenita de Souza, irmãs com 60 anos, disseram estar ansiosas para receber a primeira dose da vacina. “É um momento muito especial, pois nós fazemos tudo juntas. Valeu a pena, vai dar tudo certo e nós estamos muito felizes”, afirmaram.

As irmãs receberam, juntas, a primeira dose da vacina - Fotos: Rodrigo Chagas

Iolanda Silveira de 60 anos foi levada até os pavilhões da Fenadoce pela filha e elogiou a organização. “Foi muito bom e tomara que tenha vacina para todos”, disse. 

Mais de mil idosos com 60 anos receberam a primeira dose do imunizante hoje - Fotos: Rodrigo Chagas

Quem não puder ir ao drive-thru, poderá ir às escolas municipais

As pessoas que, por algum motivo, não puderem comparecer ao drive-thru deste final de semana poderão ser imunizadas em uma das sete escolas municipais que são pontos de vacinação, das 10 às 15h, de acordo com o calendário estipulado pela SMS:

* terça-feira (20/4) - pessoas com 60 anos completos no dia da vacinação, nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho; e,

* quinta-feira (22/4) - pessoas com 60 anos completos no dia da vacinação, nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro.  

Serão ofertadas, à população, em cada um dos dias, mil doses da vacina, divididas entre os locais selecionados pelo Município. Para manter a organização - muito elogiada pela população - será feita a distribuição de fichas por ordem de chegada.  

 Use máscara e saiba onde ir

* EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes)  

* Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) 

* EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) 

* EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) 

* EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal) 

* EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) 

* EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2.257 (Laranjal)

Idade completa

A SMS alerta que todas as pessoas terão de ter 60 anos completos no dia da imunização, respeitando o calendário divulgado.

Documentação obrigatória

Os beneficiados terão que apresentar, tanto nos drives-thrus, quanto nas escolas, a seguinte documentação: comprovante de residência, identidade, CPF ou Cartão SUS.

Para alguns casos, é necessária a apresentação de atestado médico. Confira:

- portadores de doenças reumáticas imunomediadas; 

- pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; 

- pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes. 

Além disso, quem faz uso de imunoglobulina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobulina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica. Não devem ser vacinadas as pessoas que apresentarem sintomas gripais ou demais doenças febris nas últimas quatro semanas.

Rapidez no processo

Segue disponível, para download, no hotsite do coronavírus, em aba específica, o ‘Formulário de Vacinação', que pode ser levado com os dados pessoais do beneficiário preenchidos. A pessoa deve responder, apenas, às questões que têm a indicação: “preenchimento em letra de forma pelo paciente”. Vale lembrar que este ato não se trata de uma obrigação do idoso, mas, sim, de uma forma de agilizar o processo e diminuir ainda mais o tempo de espera.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

coronavírus, vacinação em pelotas, vacina coronavírus, vacina

Carregando 0%
Carregando 0%