ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Mais de dois mil idosos são vacinados nas ações desta quarta-feira

A imunização segue nesta quinta-feira (1º) no Centro de Eventos e em sete escolas municipais. Também haverá força-tarefa para vacinação no feriado de Sexta-feira Santa

31-03-2021 | 17:36:35

Nesta quarta-feira (31), 2.393 mil idosos foram imunizados em Pelotas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As ações ocorreram no Centro de Eventos, pelo sistema drive-thru, e em sete escolas municipais selecionadas para receber os cidadãos. Pessoas com 69 anos ou mais foram vacinadas nos pavilhões da Fenadoce, enquanto as com idade a partir dos 72 anos receberam a primeira aplicação da proteção contra a Covid-19 em um dos educandários localizados nos bairros.

Era um momento muito aguardado por Jorge Gomes de 69 anos. Ele foi vacinado pela filha Paloma Gomes, que é voluntária na campanha de vacinação. “O coração bateu forte agora. Feliz por ser vacinado”, comemorou Jorge. 

A voluntária salientou que é um momento gratificante e de muito aprendizado, além de comentar sobre a oportunidade de imunizar o pai. “É uma experiência única. É emocionante poder vacinar o meu pai e, na semana que vem, poder vacinar a minha mãe, para voltar a ter contato com eles. Esse vai ser um momento de paz”, comemorou Paloma.

Vacinação em família: Jorge Gomes de 69 anos foi vacinado pela filha no drive-thru desta quarta-feira - Foto: Rodrigo Chagas

Quem foi de bicicleta, da Vila Peres, no bairro Três Vendas, para receber a primeira dose da vacina, foi Francisco Cláudio Duarte, de 69 anos. “Estou faceiro por ser vacinado hoje e ansioso pela segunda dose. Foi tudo muito rápido”, disse.

Francisco disse ter ficado faceiro por ter sido imunizado - Foto: Rodrigo Chagas

Odeli da Silva, também de 69 anos, foi levada até o Centro de Eventos pela filha, que é profissional da área da saúde e está imunizada com as duas doses da vacina que protege do coronavírus. “Estou muito contente pelo atendimento e o coração está a mil”, contou.

No auge dos 73 anos, Regina Corrêa foi receber a vacina no Colégio Pelotense, sozinha, e afirmou que está esperançosa pelo fim da pandemia. “Espero que dê tudo certo e que esse vírus seja totalmente extinto”, declarou.

Idosos receberam a primeira dose do imunizante no Centro de Eventos e em sete escolas municipais - Fotos: Rodrigo Chagas

Organização das ações

Voluntários das universidades Católica e Federal de Pelotas, Instituto Dimensão, Escola Estilo, Senac e da Faculdade Anhanguera auxiliaram na logística das atividades desta quarta-feira. Também participaram os agentes de Trânsito, voluntários da Defesa Civil e efetivos da Guarda Municipal e Brigada Militar.

A imunização de idosos nesta quinta-feira

A vacinação contra o coronavírus, voltada para o grupo prioritário de idosos, prossegue nesta quinta-feira (1º). Sete escolas municipais estarão de portas abertas para receber pessoas com 70 anos ou mais, enquanto quem tem idade a partir de 68 anos poderá se dirigir ao Centro de Eventos para receber a primeira dose da CoronaVac. Nos dois casos, é necessário comparecer aos locais levando documento de identidade, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência.

Vacinação nos bairros

Poderão comparecer em uma das sete escolas designadas para vacinação, nesta quinta-feira (1º), idosos com 70 anos ou mais das 10 às 17h. A aplicação se dará por ordem de chegada, com distribuição de fichas. Saiba quais são as escolas:

- Escola Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Fragata) - 200 doses por dia;

- Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) - 400 doses por dia;

- Escola Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) - 400 doses por dia;

- Escola Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) - 200 doses por dia;

- Escola Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal) - 400 doses por dia;

- Escola Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) - 200 doses por dia; e.

- Escola Francisco Barreto - rua Triunfo, 2257 (Laranjal) - 200 doses por dia.

Vacinação no drive-thru

Pessoas com 68 ou mais poderão comparecer, nesta quinta-feira, ao Centro de Eventos, com entrada pela rua Pinheiro Machado, das 9 às 17h, para ser vacinadas. A SMS disponibilizará duas mil doses da CoronaVac para atender esse público.

Quem não se vacinou no drive-thru

As pessoas que não puderam comparecer ao drive-thru, no Centro de Eventos, poderão se vacinar em sete escolas municipais, a partir de segunda-feira (5), das 10 às 15h, quando serão oferecidas mil doses distribuídas entre sete instituições de ensino. A aplicação se dará por ordem de chegada, com distribuição de fichas.

 Veja mais

+ Sexta-feira Santa será de vacinação para aqueles a partir dos 67 anos

Verificação de dados e rapidez na imunização

Está disponível para download, no hotsite do Município sobre o coronavírus, o formulário de vacinação, que é preenchido com os dados do beneficiado. A iniciativa visa agilizar o atendimento nos drive-thrus e nas escolas, mas a Prefeitura esclarece que o preenchimento prévio não se trata de uma obrigatoriedade para o cidadão.

Quem optar por levar o documento precisará responder às questões que se encontram nas caixas com a indicação “preenchimento em letra de forma pelo paciente”. O restante, referente a detalhes clínicos, será feito de forma manual pelos profissionais de saúde no dia da imunização. 

Fique atento

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para os casos que devem apresentar atestado médico na hora de receber o imunizante. São eles:

- portadores de doenças reumáticas imunomediadas;

- pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos;

- pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de uma vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes; e,

- pessoas que fazem uso de imunoglobina humana, que devem se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobina e a vacina, como forma de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica.

Para lembrar, não devem ser vacinadas as pessoas que apresentarem sintomas gripais ou febre nas últimas quatro semanas.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

coronavírus, vacinação de idosos, vacina, coronavac, drive thru

Carregando 0%
Carregando 0%