ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Mais de 400 profissionais da saúde recebem 1ª dose da vacina

Vacinação do grupo imunizado nesta quarta (28) continua na quinta-feira (29). Também nesta quarta-feira, 1.705 idosos de 72 anos ou mais receberam a 2ª dose no Centro de Eventos

Por Marina Amaral 28-04-2021 | 18:13:34

Nesta quarta-feira (28), 416 profissionais da saúde receberam a 1º dose do imunizante contra o coronavírus. É a vez dos trabalhadores na ativa, com menos de 60 anos, que atuam em serviços de saúde com assistência a pacientes e que possuem registro em Conselho de classe (exceto médicos veterinários e educadores físicos que estão em outro subgrupo). A vacinação desse grupo segue na quinta-feira (29), no IFSul, das 9 às 17h.

A assistente social Larissa Brito segurava uma placa com os dizeres “O SUS salva vidas! Vacina no braço”, enquanto recebia sua aplicação. Ela ressaltou que a pandemia só será superada por meio desse processo, que considera como um direito das pessoas. “É como participar de um momento histórico. A vida depende da vacina”, justificou. 

Larissa foi uma das 416 pessoas da área da saúde a receber a 1ª dose nesta quarta-feira (28) - Foto: Rodrigo Chagas

No segundo dia (quinta-feira), dando continuidade à vacinação desse grupo, os beneficiados deverão apresentar a carteira do Conselho de classe, comprovante de residência e CPF ou Cartão SUS. Os profissionais de saúde já contemplados anteriormente, mas que não compareceram para a 1ª dose, poderão receber a aplicação nesta quinta-feira, no mesmo local, portando os mesmos documentos. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lembra que, neste momento, os médicos veterinários e educadores físicos não serão vacinados, pois pertencem a outro subgrupo e devem aguardar a chegada de uma nova remessa.

Fique atento

- Quinta-feira (29): vacinação de profissionais de saúde com menos de 60 anos, que atuam em serviços de saúde com assistência a pacientes e que tenham registro em Conselho de classe. No IFSul, na Praça 20 de Setembro, das 9 às 17h. 

Mais de 1,7 mil idosos completaram a proteção

A quarta-feira também foi dedicada à aplicação da 2ª dose da vacina em idosos de 72 anos, por meio do sistema drive-thru. Foram 1.705 contemplados. Uma das pessoas imunizadas foi Telma Delgado, que estava muito ansiosa para completar a vacinação e elogiou a organização elaborada pela Prefeitura. “É uma esperança neste momento tão triste. A gente espera que todos possam se vacinar”, completou Letícia, filha de Telma.

Telma foi acompanhada da filha, Letícia, ao Centro de Eventos, para receber a 2ª dose da vacina - Foto: Rodrigo Chagas

O processo destinado ao público com idade entre 73 e 71 anos continua até o final desta semana, no Centro de Eventos e nas escolas municipais, mediante apresentação da Carteira de Vacinação, para comprovar a 1ª dose, e de documento de identidade. 

Confira o cronograma

* Drive-thru, das 9 às 17h (com entrada pela avenida Pinheiro Machado):

- quinta-feira (29) - 71 anos ou mais. 

* Escolas municipais, das 10 às 15h:

- sexta-feira (30) - idosos de 73 e 72 anos; e, 

- segunda-feira (3/5) - idosos de 71 anos.

Confira o endereço das escolas

- EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) 

- Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) 

- EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) 

- EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) 

- EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal) 

- EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) 

- EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2.257 (Laranjal) 

Orientações importantes

Quem apresentar sintomas gripais ou que tenha obtido resultado positivo em exame para a Covid-19 deve aguardar 30 dias do início desses sinais para receber a vacina.

Os idosos que não conseguiram comparecer aos pontos de vacinação, no dia destinado à sua faixa etária para a 2ª dose, poderão receber a aplicação no drive-thru, no Centro de Eventos, ou nas escolas municipais. 

Contribua com uma doação

Os vacinados no drive-thru e nas escolas municipais, e seus acompanhantes, podem colaborar com a campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis, leite e produtos de higiene e limpeza e ração animal.

A ração será destinada ao Canil e ao Gatil municipais, às protetoras e às famílias carentes que tenham animais sob sua tutela. O restante das doações vai ser distribuído a pessoas em situação de vulnerabilidade social pela Secretaria de Assistência Social (SAS).

Tags

vacinação, coronavírus, profissionais da saúde, idosos, programação

Carregando 0%
Carregando 0%