ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Mais de 18,4 mil pessoas foram vacinadas pela nova logística

Com mais de 30 pontos, a mudança feita pela Prefeitura no processo de imunização contra a Covid-19 facilita o acesso da população à vacina; em uma semana, foram mais 11,8 mil aplicações de segunda dose e 2,8 mil de terceira

Por Marina Amaral 26-10-2021 | 15:59:41

A nova logística de vacinação contra o coronavírus completou a primeira semana de funcionamento em Pelotas com a marca de 18.476 pessoas imunizadas. Entre os dias 18 e 22 de outubro, o Município aplicou 11.894 vacinas de segunda dose, além de 3.780 de primeira dose e 2.802 doses de reforço - ou terceira dose -, nos mais de 30 pontos de vacinação. Com essa ampliação dos locais, todos os bairros da cidade passaram a ser atendidos, o que contribui diretamente na busca da população pelotense pelo complemento do esquema vacinal

De acordo com um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que considerou os dados da vacinação em Pelotas até o dia 19 de outubro, aproximadamente 22.255 pessoas estavam com a segunda dose da Astrazeneca atrasada. Já em relação à Pfizer, o número era de 8.842 e à CoronaVac, a quantidade de vacinas em atraso era de 5.479.

Foto: Michel Corvello

Isso mostra, segundo a titular da SMS, Roberta Paganini, que a mudança na logística, além de imunizar um grande número de cidadãos, foi responsável por incentivar uma quantidade relevante de pessoas que estavam com a segunda dose em atraso a buscar completar a imunização. Além disso, se conseguiu ampliar a dose de reforço na população idosa, com mais de 60 anos. 

“Esses números demonstram que a nova logística do processo de imunização contra a Covid-19 foi uma decisão acertada. Por terem mais pontos de aplicação disponíveis nos territórios, essa mudança aumenta o acesso da população, principalmente a mais vulnerável, às vacinas”, justificou a secretária de Saúde do Município.

As doses foram aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Laboratório Municipal, no Centro de Eventos e no Shopping Pelotas. Só neste último local, foram 455 vacinas feitas no dia 18, primeiro dia da nova organização. Nos dias 19, 20, 21 e 22 foram, respectivamente, 580, 531, 671 e 477 pessoas imunizadas. Nesta segunda-feira (25), o número chegou a 691. Todas essas doses aplicadas serão digitalizadas pela SMS no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, para uma avaliação do impacto da mudança no processo de vacinação.

Acesso à vacina facilitado

Com objetivo de completar o esquema de imunização, Mara Lúcia Nunes, de 54 anos, foi até a Unidade Básica de Saúde Arco Íris nesta terça-feira (26). Moradora do bairro onde a UBS está localizada, ela recebeu a primeira dose no Colégio Pelotense. Ela detalhou que foi sozinha tomar a segunda dose, devido à proximidade e facilidade do ponto.

Já a dona Erminda Santana, 74, se dirigiu até a UBS Arco Íris para receber a dose de reforço contra a Covid-19. “Moro na rua que fica atrás da Unidade. A mudança foi muito boa, porque, se não tivesse vacina aqui, perto de casa, eu teria que ir até o bairro Três Vendas, onde fiz as outras duas doses”, contou, após afirmar estar bem e sem dor depois da aplicação. 

Erminda e Mara Lúcia buscaram a terceira e segunda dose, respectivamente, na UBS Arco íris - Fotos: Michel Corvello

Na UBS Leocádia, no Areal, o Lehi Barreto foi receber a segunda dose. “Estou me sentindo bem melhor agora, mais feliz e grato que temos a vacina para nos ajudar”, afirmou. Ele tem 30 anos e mora no bairro no qual a Unidade fica, mas precisou ir até o Centro de Eventos, no drive-thru, no dia da primeira dose. Agora, com a ampliação dos pontos, ele considera que o processo ficou mais tranquilo e rápido. 

O mesmo aconteceu com Leonardo Coimbra, de 25 anos. Enquanto a primeira dose foi realizada no drive, a segunda pode ser feita perto de sua casa, também na Leocádia. Tranquilo após a aplicação, ele destacou o fato de o local estar sem filas, o que tornou o atendimento bom.

Lehi e Leonardo receberam a segunda dose da vacina na UBS Leocádia - Fotos: Michel Corvello

Tags

vacinação, covid-19, nova logística

Carregando 0%
Carregando 0%