ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Mais de 1.800 idosos completaram a imunização neste sábado

Drive-thru de vacinação para 70 anos ou mais foi movimentado durante toda a manhã e marcado por ação ambiental

Por César Soares 08-05-2021 | 17:38:16

A retomada da aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac neste sábado (08) resultou em 1.862 idosos de 70 anos ou mais que completaram a imunização contra o coronavírus em Pelotas. O drive-thru no Centro de Eventos teve ainda intensa mobilização da comunidade para doação de alimentos, agasalhos e ração animal. Desta vez, o público vacinado também pôde levar pra casa mudas de árvores, por meio de uma ação de conscientização da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA). A vacinação para esta faixa etária continua na segunda-feira (10), nas escolas dos bairros, das 10h às 15h. 

Movimentação intensa no drive-thru deste sábado. Foto: Michel Corvello.

Mesmo com friozinho de cerca de 12 graus a movimentação de carros no estacionamento do Centro de Eventos já era grande desde as primeiras horas da manhã. O vice-prefeito de Pelotas foi um dos que chegaram cedo e aguardava com a ficha 794. “A gente está aqui na fila de espera, mas está tudo tranquilo, o pessoal todo aqui trabalhando e já deixo aqui a minha gratidão à dedicação desses profissionais. É um momento de alívio pra mim a chegada da segunda dose dos 70 anos e reforço que todos façam a segunda dose para a complementação da vacina”, comentou enquanto aguardava.  

Vice-prefeito Idemar Barz recebeu a 2ª dose da vacina. Foto: Michel Corvello.

Já a dona de casa, Shirlei Alves, era só satisfação e tranquilidade. “Eu andava bastante nervosa, estava preocupada com o atraso dessa dose, mas graças a Deus chegou e agora to bem mais aliviada”, comentou  

Dona Shirlei mais tranquila após completar a imunização. Foto: Michel Covello

Dedicação no avanço da vacinação

Mais uma vez, cerca de 100 profissionais de diversas áreas como: da saúde, voluntários, estagiários de escolas técnicas de Enfermagem da cidade, da Secretaria Municipal de Segurança (SSP), da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) contribuíram com todo o processo do Drive Thru, possibilitando a agilidade de acesso e no fluxo do público.  

Pessoas como a voluntária e estudante técnica em enfermagem, Letícia Kleinicke que esteve em todos os drives até agora: começou fazendo o cadastro, anamnese e agora já está nas mesas de aplicação da vacina. “É muito importante essa experiência e a maior recompensa é ver o olhar de esperança e receber as palavras de agradecimento das pessoas”, destacou Letícia.

Estagiária Letícia atuou em todos os drives até agora. Foto: Michel Corvello.

Tem vacinação para 70 anos ou mais nas escolas

 

- Segunda-feira (10/05) – 2ª dose para 70 anos ou mais

- local - nas sete escolas municipais, das 10h às 15h.

As escolas são as seguintes:

EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes);

Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro);

EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas);

EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo);

EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal);

EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas);

EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2.257 (Laranjal)

Cortesia e consciência Ambiental

Neste sábado quem se vacinou no drive-thru pôde levar para casa mudas de árvores frutíferas distribuídas numa ação da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA). “É a primeira vez , hoje aqui no drive, nesta ação que marca a abertura desse período, de maio a agosto, que a secretaria abre para doação de mudas para incentivar a arborização na cidade”, explicou o diretor de Ações Ambientais da SQA, Gabriel Manske. 

SQA distribuiu mudas de frutíferas. Fotos: Michel Corvello.

A cortesia agradou quem deixava o Centro de Eventos. “Achei maravilhosa a ideia. A gente tem sítio, já vacinei minha mãe e agora estamos indo para a Cascata já vou plantar e com certeza vai dar bastante frutos”, elogiou a empreendedora Adriana Ferreira. 

Ao longo do dia foram distribuídas 1.500 mudas, dentre pitangueiras, araçazeiros, goiabeiras, ingazeiras e araticum (conhecida como Pinha ou Fruta do Conde).     

Não esqueça! Segue a arrecadação de donativos!

A campanha de vacinação solidária prossegue tanto no drive-thru quanto nas escolas. O público que for até esses locais poderá doar alimentos, materiais de higiene, roupas e ração animal.

Arrecadação de donativos prossegue nos pontos de vacinação. Foto: Michel Corvelo.

Alimentos/ higiene - alimentos não perecíveis como leite, arroz, feijão, massa, além de produtos de higiene e limpeza.

Agasalho – também podem ser doados roupas e calçados. É preciso estar atento à qualidade das peças enviadas para doação, pois as que não tiverem condições de uso serão descartadas.  

Ração animal – outra opção para quem quiser é a doação de um pacote de ração animal que será destinado ao Canil e ao Gatil municipais, às protetoras e às famílias carentes que tenham animais sob sua tutela.

Tags

Vacinação, 2ªdose, 70 anos, drive-thru

Carregando 0%
Carregando 0%