ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Mais de 150 crianças são vacinadas contra a Covid no primeiro dia

Imunização dos pequenos de cinco a 11 anos, com comorbidades ou deficiências, segue sendo realizada sob agendamento em Pelotas

20-01-2022 | 11:42:46

O primeiro dia de imunização das crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19, em Pelotas, transcorreu com tranquilidade e trouxe o sentimento de esperança por dias melhores. Nessa quarta-feira (19), quando a vacina começou a ser aplicada nos pequenos com comorbidade ou deficiência, na Unidade de Vacinação Infantil, montada na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, 155 crianças foram vacinadas. O processo segue nesta quinta-feira (20), seguindo o agendamento feito no site disponibilizado pela Prefeitura.

Fotos: Rodrigo Chagas

O grande número de acessos ao sistema de agendamento fez com que a plataforma apresentasse instabilidade. As equipes da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), que desenvolveram o site, trabalharam durante o dia na estabilização. O acesso foi restabelecido no final da tarde de quarta, o que permitiu que pais e responsáveis pudessem escolher as melhores datas e horários para a vacinação da criança nos dias seguintes. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca que conforme novas remessas com vacinas forem enviadas ao município, outras ações em locais diferentes da cidade poderão ser realizadas para facilitar o acesso da população à proteção. 

Agendamentos

Sobre o agendamento da vacinação, a SMS esclarece que, caso o usuário tenha dificuldade ou não tenha acesso à internet, poderá fazer a marcação em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). 

O próprio sistema faz o cálculo do número diário de agendamentos disponibilizados para imunização na data e liberará para a população. A previsão é que sejam feitas dez aplicações de vacina a cada meia hora. É preciso considerar também que, após a aplicação, as crianças devem ficar em observação, em espaço apropriado, durante 20 minutos. 

Públicos a serem vacinados

Neste primeiro momento, de acordo com o Informe Técnico nº 01/2022 da Secretaria Estadual da Saúde, o sistema só permitirá o agendamento de crianças de cinco a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades, que estejam enquadradas nos casos abaixo:

- Obesidade

- Pneumopatias Crônicas Graves 

- Outros imunodeprimidos

- Hemoglobinopatia grave 

- Doença cardiovascular 

- Doença neurológica crônica 

- Diabete Mellitus 

- Doença Renal crônica 

- Síndrome de Down  

- Cirrose Hepática 

* Importante ressaltar que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão inseridas entre os casos de deficiência previstos pelos órgãos de saúde.

Ainda conforme a SMS, nos próximos dias serão definidas novas estratégias de imunização para as crianças. Lembrando que o local designado para a imunização só poderá realizar a aplicação da vacina contra a Covid-19, não podendo aplicar nenhum outro tipo de vacina do calendário naquele dia.

Confira a documentação necessária

- Atestado (simples - não precisa ser padrão) da criança que comprove a comorbidade ou deficiência

- Documento de identidade com foto da criança

- Comprovante de residência do responsável

- Declaração de ciência do responsável legal (disponível no link)

- Caso a criança não tenha documento com foto, poderá ser preenchida uma declaração (disponível no link)

- Carteira de Vacinação da Criança (para confirmar o intervalo de 15 dias entre essa vacina e qualquer outra do calendário)

- Comprovante do agendamento da vacinação (pode ser impressa a tela com protocolo do sistema ao final do agendamento ou apresentar print da tela).

Tags

vacinação, coronavírus, crianças, comorbidades, deficiências, 5 a 11 anos

Carregando 0%
Carregando 0%