ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Mais de 1,4 mil idosos recebem vacina contra a Covid-19

Pessoas com 73 anos ou mais foram imunizadas através do sistema drive-thru, montado no Centro de Eventos da cidade

27-03-2021 | 17:22:20

A assistente social aposentada, Selma Mazza, não conseguiu esconder a emoção ao falar da expectativa pelo momento de receber a vacina durante a manhã deste sábado (27), em Pelotas. Acompanhada pelo genro, o fotógrafo Nauro Junior, ela contou ter feito 73 anos há poucos dias e entender a importância do momento por ter atuado na área da saúde durante toda sua vida profissional. Dona Selma foi uma das milhares de pessoas que compareceram durante o dia ao drive-thru de vacinação contra a Covid-19, organizado pela Prefeitura no Centro de Eventos. Além dela, outros 1.413 idosos dessa faixa etária também receberam a primeira dose da vacina no local. O processo segue no domingo (28), para aqueles a partir dos 72 anos.

Selma e o genro Nauro aguardaram ansioso pelo momento da vacinação - Fotos: Michel Corvello

Dona Joana Alice Marques também foi mais uma das pessoas que aproveitou para se imunizar no drive. Para agilizar o processo, ela seguiu as orientações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e levou o formulário com as suas informações pessoais já preenchidas. A idosa foi levada pelo filho Elias, que elogiou a organização do drive-thru. “Demorou bem menos que a gente esperava. Estava tudo bem-organizado, recebemos orientação e não tivemos nenhum problema”, relatou. 

A pouca espera também foi destacada pelo Francisco Edson, filho da dona Ilci, de 73 anos. Eles chegaram por volta das 7h30min, mas às 10h já estavam indo embora para casa. “Viemos cedo pra ficar livres durante o dia, mas quem deixar pra vir depois do almoço não deve pegar nem fila”, comentou.

A SMS disponibilizou 1.700 doses da Coronavac, neste sábado, para imunizar esse grupo prioritário. Até às 12h, mais de 1.016 pessoas já haviam sido vacinadas pelas equipes que realizaram a força-tarefa no local.

Organização garante o movimento tranquilo

Durante toda a manhã, a partir da abertura dos portões, às 9h, a organização dos agentes de Trânsito e dos voluntários da Defesa Civil, garantiu a tranquilidade no processo, desde a chegada, passando pelo credenciamento até o momento da imunização. Dentro dos pavilhões, estudantes da área da saúde, técnicos em enfermagem e enfermeiros do Senac, Instituto Dimensão, Escola Estilo, Anhanguera e universidades Federal e Católica de Pelotas, se dividiam para garantir agilidade na aplicação das vacinas e entrega dos documentos e carteiras de vacinação preenchidas.

Fotos: Michel Corvello

Além desses profissionais, os efetivos da Guarda Municipal e Brigada Militar também acompanharam todos os procedimentos, a fim de garantir a celeridade e segurança da atividade, que transcorreu sem intercorrências até às 17h, quando o drive-thru foi encerrado.

Formulário agiliza vacinação

A Prefeitura lembra que esse processo pode ser ainda mais ágil para quem optar por levar o formulário de vacinação preenchido com os seus dados pessoais. O documento está disponível no hotsite sobre o coronavírus, acessando aqui. No momento do credenciamento no local, os voluntários terão que preencher apenas a anamnese, com detalhes envolvendo alergias, comorbidades e outros detalhes clínicos da pessoa que será vacinada. Levar o formulário preenchido não é uma obrigação do cidadão, é apenas uma iniciativa do Município para dar mais celeridade no serviço prestado.

Drive-thru para idosos com 72 anos ou mais

Neste domingo (28), a Prefeitura realiza mais uma edição do sistema drive-thru, desta vez para imunizar idosos a partir dos 72 anos. A SMS disponibilizará 1.900 doses durante o dia. Para se vacinar, é preciso apresentar os seguintes documentos: documento de identidade, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência.

Veja a programação dos próximos drive-thrus:

- Domingo (28): idosos com 72 anos ou mais, serão disponibilizadas 1.900 doses;

- Segunda-feira (29): idosos com 71 anos ou mais, serão disponibilizadas 2.100 doses; 

- Terça-feira (30) - idosos com 70 anos ou mais, serão disponibilizadas 2.200 doses.

Para os idosos que não conseguirem comparecer aos drive-thrus, haverá mais uma oportunidade de vacinação, só que nos pontos de imunização nos bairros, em sete escolas municipais: na quarta (31/3) para idosos de 73 e 72 anos ou mais. Na quinta-feira (1º/4) para idosos de 71 e 70 anos. Sempre das 10h às 17h.

Informações importantes para se vacinar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para os casos que devem apresentar atestado médico na hora de receber o imunizante. São eles:

- portadores de doenças reumáticas imunomediadas; 

- pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; 

- pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes. 

Além disso, quem faz uso de imunoglobulina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobulina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica. 

Não devem ser vacinadas as pessoas que apresentarem sintomas gripais ou demais doenças febris nas últimas quatro semanas.

Tags

vacinação, centro de eventos, drive-thru, covid-19, vacina, idosos, 73 anos

Carregando 0%
Carregando 0%