ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Idosos de 70 anos ou mais e imunossuprimidos vão receber reforço

Terceira dose da vacina contra a Covid-19 será aplicada nesses dois grupos no dia 23, no drive-thru, e no dia 27, nos bairros

Por Marina Amaral 16-09-2021 | 17:17:28

A Prefeitura anuncia a aplicação da terceira dose do imunizante contra a Covid-19 para idosos com 70 anos ou mais e para pessoas com imunossupressão. O reforço será aplicado na próxima quinta-feira, dia 23, no drive-thru da vacinação, no Centro de Eventos, e no dia 27, segunda-feira, nos quatro pontos nos bairros da cidade. 

Para as pessoas com 70 anos ou mais, será necessário apresentar documento de identidade e carteirinha de vacinação, a fim de comprovar as duas doses ou a dose única, ou seja, o esquema vacinal completo. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que o intervalo entre a imunização completa e a dose de reforço deve ser de seis meses da 2ª dose para esse grupo.

Já os imunossuprimidos deverão levar um novo atestado padrão, confeccionado pela Prefeitura, que estará disponível no site do coronavírus. Esse atestado é mais específico, ou seja, é diferente daquele exigido para a primeira dose de comorbidades. Para emitir o documento, os pacientes devem se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou algum outro serviço de saúde. A esse grupo, a SMS orienta que o intervalo entre a 2ª ou a dose única, e a dose de reforço (3º dose), seja de 28 dias.

Fique atento às datas:

Drive-thru – das 9h às 17h

Centro de Eventos (com entrada pela avenida Pinheiro Machado)

- Quinta-feira (23) - 3ª dose para idosos com 70 anos ou mais e para pessoas com imunossupressão.

Bairros – das 10h às 15h

- Segunda-feira (27) - 3ª dose para idosos com 70 anos ou mais e para pessoas com imunossupressão.

Confira os endereços dos pontos nos bairros:

- Pelotas Parque Tecnológico - avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal

- Colégio Pelotense – Ginásio, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro

- Associação Rural - Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas

- Paróquia São José, na avenida Duque de Caxias, 520, no Fragata. 

Orientação para acamados

Para receber a dose de reforço contra o coronavírus, os idosos acamados com 70 anos ou mais não precisarão refazer o cadastro já feito anteriormente, pois os dados já estão no sistema da Secretaria Municipal de Saúde. A 3ª dose será, portanto, automática para aqueles que se enquadram no período de seis meses de intervalo do esquema vacinal completo, e a SMS fará contato com eles. 

Aqueles idosos com 70 anos ou mais, que se enquadram no intervalo indicado, que receberam as vacinas nas ações da Prefeitura e, por algum motivo, passaram a ser acamados, deverão realizar o cadastro na plataforma, fornecendo suas informações e enviando um novo atestado, que pode ser aquele fornecido pelo Município ou outro indicando a sua condição. 

Já as pessoas com imunossupressão acamadas também precisarão anexar um novo atestado, este fornecido pelo Município. 

No site do coronavírus, disponibilizado pela Prefeitura, existirá a opção para a 3ª dose, que irá direcionar as pessoas, dependendo do caso.

Tipos de imunossupressão

Confira abaixo os tipos de imunossupressão e suas descrições, de acordo com a lista de comorbidades incluídas nos grupos prioritários para administração de dose de reforço contra a Covid-19:

- Imunodeficiência Primária Grave: doenças genéticas ou erros inatos da imunidade que cursam com imunodeficiência severa e predisposição a infecções de repetição

- Doença Renal Crônica (DRC) em hemodiálise: DRC avançada em que o paciente esteja em terapia substitutiva renal

- Imunossupressão associada ao HIV: diagnóstico de HIV ou SIDA e presença de CD4 < 200 céls/mm3 

- Imunossupressão associada ao uso de corticoesteróides: uso de corticóide em doses equivalentes a ≥20 mg/dia de Prednisona ou equivalente, por ≥14 dias

- Quimioterapia para câncer: pacientes oncológicos com tratamento quimioterápico atual ou nos últimos 6 meses

- Transplante: indivíduos transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras 

- Doenças imunomediadas inflamatórias crônicas e doença inflamatória intestinal: pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, como doenças Reumatológicas e Doenças Inflamatórias autoimunes (Artrite Reumatoide, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Espondilite Anquilosante, Esclerose Sistêmica, Polimialgia Reumática, Vasculites, etc.) ou Doenças Inflamatórias Intestinas (Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa)

- Uso de drogas modificadoras da resposta imune: uso crônico de, pelo menos, 1 das seguintes medicações: METOTREXATO, LEFLUNOMIDA, MICOFENOLATO DE MOFETILA, AZATIOPRINA, CICLOFOSFAMIDA, CICLOSPORINA, TACROLIMUS, 6-MERCAPTOPURINA BIOLÓGICOS EM GERAL (infliximabe, Etarnecept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacepte, Secukinumabe, Ustekinumabe), INIBIDORES DA JAK (Tofacitinibe, Baracitinibe, Upadacitibe).

Tags

3ª dose, dose de reforço, 70 anos, imunossuprimidos, vacinação

Carregando 0%
Carregando 0%