ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Homenagens a Navegantes e Iemanjá se adaptam aos tempos de pandemia

Organizadores priorizam eventos sem aglomerações, com carreatas e missas presenciais com público limitado e agendamento prévio

Por Joice Lima 27-01-2021 | 10:58:30

As Festas de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá deste ano, em Pelotas, serão bem diferentes das anteriores, devido à pandemia do Novo Coronavírus. Cientes da necessidade de evitar aglomerações para ajudar a conter o vírus, as organizações das comunidades católicas e umbandistas decidiram promover carreatas e, nos casos em que houver celebrações religiosas, manter o público restrito. Quem quiser comparecer deverá reservar seu lugar com antecedência com as comissões organizadoras. Para as carreatas, todos estão convidados, mas a orientação é que não desçam dos carros. 

Fotos: Gustavo Vara/Arquivo Ascom

Os organizadores das homenagens encaminharam à Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), solicitações para serviços de limpeza, iluminação e apoio à segurança e no trânsito durante os atos. 

Confira a seguir as programações previstas para as datas no município:

Festa de Iemanjá - Federação

A Federação Sul-Riograndense de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros promoverá uma Carreata de Iemanjá no dia 1° de fevereiro. A saída está programada para as 20h, da sede da Federação, à rua Xavier Ferreira, nº 1000. Itinerário: Lobo da Costa, Barão de Butuí, av. Pres. Juscelino K. de Oliveira, av. Domingos de Almeida, Rafael Comendador Mazza, av. Adolfo Fetter, av. José Maria da Fontoura, av. Rio Grande do Sul, av. Augusto Assumpção, rua Jaguarão até Adolfo Fetter, av. Amazonas contornando a praça Aratiba, para retorno, volta pela av. Amazonas até Adolfo Fetter, segue pela av. Ferreira Viana, entra na av. Pres. Juscelino K. de Oliveira até a rua Xavier Ferreira (retorno à sede da Federação).

Barco Solidário – Homenagem à Iemanjá

No dia 1°, haverá uma campanha de arrecadação de leite, o Barco Solidário, uma ação beneficente para ajudar famílias assistidas por três instituições filantrópicas: Projeto Renovação, Ong Anjos e Querubins e Associação dos Moradores da Balsa. Das 8h às 18h, haverá um posto de recolhimento de doações no pátio 4 do Mercado Central. A imagem do orixá Iemanjá permanecerá no local, neste período e às 19h, junto ao barco serão levados em procissão à Festa de Iemanjá da Balsa, no final da rua Tiradentes. A campanha é promovida pelos Ilês Axé Reino de Oxum Epandá e Xapanã Jubeteì. A meta é arrecadar 500 litros de leite.

Festa de Iemanjá e Navegantes na Balsa

Devido à pandemia, a Associação Comunitária dos Moradores da Balsa, promotora da festa que reúne as duas santas, das comunidades umbandista e católica, que esse ano completa 25 anos, também optou por fazer uma procissão de carro pelas ruas do bairro, a partir das 20h do dia 1º de fevereiro. A partida será do Centro Espírita Ogun Megé, à rua Tiradentes, até o C.E.U. Arranca Toco, na Estrada do Engenho.

No dia 2, das 8h às 17h, a imagem da santa ficará exposta ao lado da gruta, na Balsa. Um cordão de isolamento indicará os limites de circulação das pessoas que desejem cultuar a imagem e fazer oferendas.  

Festa de Navegantes – Igreja do Porto

Organizada pela Matriz Sagrado Coração de Jesus, a 90ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes será realizada nos dias 1° e 2 de fevereiro, com o tema “Mãe dos Navegantes, saúde dos enfermos, rogai por nós!”, e terá uma carreata que passará pelos hospitais que estão atendendo casos de Covid-19, para um benção aos pacientes, profissionais e técnicos diretamente envolvidos nessas atividades. 

Na segunda-feira, dia 1°, às 19h, haverá Missa da Saúde e Benção da Água. Após a missa, os fiéis poderão receber a benção por drive-thru (sem sair do carro). No dia 2, está prevista Oração da Manhã e Santo Rosário, às 7h. Após, exposição da Imagem de Nossa Senhora para oração pessoal. Às 12h, Recitação do Angelus e Oração da Ladainha. 

A Procissão em carreata partirá às 14h, da Matriz Sagrado Coração de Jesus e passará pelos hospitais São Francisco de Paula, Centro Covid (Centro de Atendimento a Síndromes Gripais), Hospital Escola/UFPel, Santa Casa, Prefeitura de Pelotas, Beneficência Portuguesa, Câmara Municipal e Cais do Porto de Pelotas. 

Nos dias 29, 30 e 31 de janeiro e também em 1° de fevereiro ocorre o Tríduo Preparatório, momentos de oração, às 19h, e no dia 2 de fevereiro haverá missas às 16h, 18h e 20h. Para assistir a qualquer das celebrações presenciais, os fiéis devem fazer agendamento por telefone de segunda a sexta, das 14h às 18h e no sábado, das 8h às 12h, pelos números (53) 3222-3678 e (53) 99703-3999. Eventos que ocorrerem no salão paroquial terão entre 35 e 40 pessoas e na igreja, até 60 – conforme prevê o decreto municipal.

Toda a festa terá transmissão ao vivo pelo Facebook da Igreja do Porto (facebook.com/igrejadoporto).

Festa de Navegantes – Santo Antônio/Valverde/Z-3

A Paróquia Santo Antônio convida para a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que esse ano tem o tema “Mãe dos Navegantes, vida e esperança nossa”. No dia 29/1, às 19h, haverá Tríduo na comunidade Nossa Senhora de Lourdes; no dia 30/1, às 19h, Tríduo na Comunidade Santo Antônio; dia 31/1, às 9h, Tríduo na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, na Colônia Z-3. No dia 2/2 haverá três missas festivas: às 9h e às 11h na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, na Colônia Z-3; e às 18h na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes do Valverde. Todas as missas terão números limitados de participantes, mediante agendamento prévio pelo Whatsapp (53) 98101-0909. As missas serão transmitidas ao vivo pelo Facebook Perfil da Paróquia Santo Antônio (https://www.facebook.com/paroquiasantoantoniolaranjal).

No dia 1/02, haverá carreata com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, a partir das 19h, saindo da Comunidade da Colônia Z-3 com previsão de chegada à Comunidade do Valverde às 20h, onde haverá acolhida e recepção na gruta.

Tags

navegantes, iemanjá, coronavírus, pandemia, aglomeração

Carregando 0%
Carregando 0%