ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Final de semana será de drive-thru para vacinação de idosos

Com a chegada de nova remessa, a Prefeitura ampliará os grupos prioritários de imunização a partir de domingo

12-03-2021 | 17:11:20

A Prefeitura de Pelotas ampliará, a partir deste fim de semana, a vacinação contra a Covid-19 em idosos e profissionais de saúde na ativa no Município. O cronograma inicia-se no sábado (13), quando será aplicada a segunda dose nas pessoas com 85 anos ou mais, vacinadas, na primeira etapa, no dia 13 de fevereiro. A imunização ocorrerá no sistema drive-thru, na Reitoria do IFSul, das 9 às 17h. No domingo (14), segunda-feira (15) e terça-feira (16), será a vez dos idosos com 79, 78 e 77 anos, respectivamente, receberem a primeira aplicação no Centro de Eventos da Fenadoce, das 9 às 17h.

Prefeita visita as instalações do Centro de Eventos, para determinar se o local teria condições de receber a vacinação - Fotos: Gustavo Vara

A prefeita Paula Mascarenhas explicou que, a partir de domingo, todos os drive-thrus passarão a ser realizados no Centro de Eventos, em razão da estrutura que o local possui. 

“Será o nosso Centro de Vacinação para drive-thru. As pessoas não têm motivo para passar a noite em fila. Temos vacinas suficientes para atender a todos os grupos anunciados. Quem não puder ir no domingo, por exemplo, pode comparecer nas escolas definidas como pontos de vacinação durante a semana, para receber a primeira dose da vacina”, explicou Paula.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que, para serem imunizados no drive-thru do IFSul, os idosos devem apresentar carteira de vacinação e um documento de identidade. Nas demais ações, nas quais essas pessoas serão imunizadas pela primeira vez contra o coronavírus, os documentos solicitados são a identidade e o comprovante de residência. Caso o idoso apresente sintomas gripais, a SMS orienta que não compareça para ser imunizado.

Confira o cronograma

* Sábado (13) – Aplicação da segunda dose da vacina para os idosos com 85 anos ou mais. Local: Reitoria do IFSul (rua Gonçalves Chaves, 3.218, próximo ao Instituto Estadual de Educação Assis Brasil). Horário: das 9 às 17h. Documentos: carteira de vacinação e um documento de identidade.

* Domingo (14) – Aplicação da primeira dose da vacina para os idosos de 79 anos. Local: Centro de Eventos, com entrada pela avenida Pinheiro Machado. Horário: das 9 às 17h. Documentos: identidade e comprovante de residência.

*Segunda-feira (15) - Aplicação da primeira dose da vacina para os idosos de 78 anos. Local: Centro de Eventos, com entrada pela avenida Pinheiro Machado. Horário: das 9 às 17h. Documentos: identidade e comprovante de residência.

*Terça-feira (16) - Aplicação da primeira dose da vacina para os idosos de 77 anos. Local: Centro de Eventos, com entrada pela avenida Pinheiro Machado. Horário: das 9 às 17h. Documentos: identidade e comprovante de residência.

A SMS informou que a ampliação da faixa etária dos idosos será possível pela chegada de uma nova remessa, com cerca de 7.200 doses da vacina, que também tornará viável a continuação do processo para os profissionais de saúde durante a próxima semana.

2ª dose para idosos com mais de 85 anos nas UBSs

Os idosos com 85 anos ou mais, que não puderem comparecer ao drive-thru de sábado, para receber a segunda dose da CoronaVac, não precisam se preocupar. A partir de quarta-feira (17), poderão se dirigir as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) indicadas, para dar continuidade à imunização, das 10 às 15h. O processo segue na quinta (18) e na sexta-feira (19).

Foto: Michel Corvello

Confira os endereços das UBSs

* UBS Bom Jesus – avenida Itália, 350, Areal – das 10 às 15h

* UBS Guabiroba – rua Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, 352, Fragata – das 10 às 15

* UBS Laranjal – rua São Borja, 683, Laranjal – das 10 às 15h

* UBS Salgado Filho - avenida Senador Salgado Filho, 912, Três Vendas – das 10 às 15h

Segue a 1ª dose para idosos de 79, 78 e 77 anos

Quem não conseguir comparecer às ações de drive-thru de domingo até terça-feira, direcionadas aos idosos de 79, 78 e 77 anos, respectivamente, terá outra oportunidade para receber a primeira dose da vacina. Na quarta-feira (17), serão imunizadas pessoas com 79 anos, nas escolas definidas pela Prefeitura (que serão informadas até segunda-feira), para receber a campanha de vacinação. Na quinta-feira (18), será a vez daqueles com 78 anos receberem o imunizante. Por fim, na sexta-feira (19), tomará a vacina quem tiver 77 anos. A ação ocorrerá das 10 às 15h.

Grupo dos profissionais de saúde também é ampliado

Na segunda e na terça-feira, o grupo prioritário de vacinação dos profissionais de saúde também será ampliado. Começam a receber a primeira dose da vacina todos os trabalhadores na ativa, que atuam na área, e têm entre 18 e 60 anos. Nesta etapa, os profissionais devem comparecer ao prédio do Campus Pelotas do IFSul, com entrada pelo estacionamento na rua Jornalista Candido de Mello. Não podem esquecer de apresentar o comprovante de residência, o do Conselho da categoria ou a comprovação que atuam em um serviço de saúde, e o cartão SUS – esse é opcional. 

A partir de quarta-feira, será a vez dos profissionais de saúde, entre 18 e 60 anos, receberem a segunda aplicação da vacina. Da mesma forma que ocorreu nos dias anteriores, o grupo deve se dirigir ao Campus Pelotas do IFSul, também portando os documentos solicitados.

Acompanhe o cronograma dos profissionais da saúde

* Segunda (15) e terca-feira (16) – primeira dose para todos os profissionais de saúde, na ativa, entre 18 e 60 anos – Campus Pelotas do IFSul, com entrada pela rua Jornalista Cândido de Mello - das 9 às 17h. Documentos: comprovante de residência, do Conselho da categoria ou de que atuam em serviço de saúde, e cartão SUS (opcional). 

* Quarta (17) e quinta-feira (18) – segunda dose para profissionais de saúde, na ativa, entre 18 e 60 anos, que receberam a primeira nessas mesmas datas no mês de fevereiro – Campus Pelotas do IFSul, com entrada pela rua Jornalista Cândido de Mello - das 9 às 17h. Documentos: comprovante de residência, do Conselho da categoria ou de que atuam em serviço de saúde, e cartão SUS (opcional). 

A SMS informa que o número de doses disponibilizado para essa etapa da vacinação dos profissionais de saúde é limitado.

Vacinação de idosos acamados

De acordo com a programação da SMS, de segunda a sexta-feira da próxima semana, também continua a vacinação dos idosos acamados, com 85 anos ou mais. Serão aplicadas as primeiras e segundas doses da vacina nas pessoas cadastradas, que ainda aguardam a visita da equipe de vacinadores e, também, naqueles que já estão em tempo de receber a segunda aplicação. Mais informações sobre a imunização de acamados podem ser obtidas pelo telefone (53) 3284-7714.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

vacinação, idosos, profissionais de saúde, centro de eventos, drive-thru

Carregando 0%
Carregando 0%