ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Transporte e Trânsito

Final de semana que antecede feriado é de vacinação em Pelotas

Drive-thru foi dedicado a segunda dose para os jovens de 21 anos ou mais. Nos bairros, adolescentes com 17 anos e sem comorbidades receberam a primeira dose da vacina

18-09-2021 | 18:46:48

Ao som do grupo de música gaúcha Querência, que participa do projeto Arte para Esperança, jovens com 21 anos ou mais, vacinados com a primeira dose contra o coronavírus em agosto, ingressaram nos pavilhões do Centro de Eventos neste sábado (18), para completarem a imunização. Ao total, 1.104 pessoas compareceram para a segunda dose da vacina. Enquanto isso, mais 1.518 adolescentes com 17 anos procuraram os pontos da campanha nos bairros da cidade para iniciarem o esquema vacinal.

Márcia foi a primeira a chegar ao Centro de Eventos para receber a segunda dose - Foto: Rodrigo Chagas

Entre todos os que compareceram ao drive estava Márcia Barcelos, que acompanhada pela mãe, chegou ao local pelas 7h e foi a primeira a completar o processo no Centro de Eventos. Em poucas palavras, disse se sentir muito esperançosa com a segunda dose aplicada. 

Lucas Mesquita foi outro jovem que não deixou de lado o compromisso com a sua saúde. Ao lado do pai, chegou cedo aos pavilhões para receber a vacina. “É um alívio receber a segunda dose, porque vou ficar mais protegido, mas claro que é preciso continuar com os cuidados, usar a máscara, mas tudo isso já mostra que estamos avançando, tanto no país quanto aqui na cidade”, afirmou enquanto aguardava sua vez. 

Neo tem 17 anos e recebeu a vacina aplicada pela mãe Cristina - Foto: Rodrigo Chagas

No Colégio Pelotense, um dos quatro pontos de vacinação escolhidos pela Prefeitura para atender a população, a procura dos adolescentes de 17 anos, sem comorbidades, foi tranquila durante a manhã. Um dos que estiveram no local foi o Neo Guatimosim, que além da vacina, teve outra surpresa: recebeu a primeira dose das mãos da mãe, Cristina, que é estudante do curso técnico de Enfermagem e atua como voluntária no processo no município. “É uma felicidade, esperamos tanto por isso, e trabalhando na vacinação, imunizando tanta gente, então sonhamos em poder vacinar os nossos filhos também. Hoje foi um grande dia”, destacou a profissional, bastante emocionada. 

Fotos: Rodrigo Chagas

As ações de vacinação seguem no município a partir de terça-feira (21), destinadas à complementação do processo vacinal, com segunda e terceira dose.

Confira a programação:

Bairros – das 10h às 15h

Terça-feira (21) - 2ª dose para pessoas de 54 anos, que receberam a 1ª dose da AstraZeneca no dia 21 de junho.

- Segunda-feira (27) - 3ª dose para idosos com 70 anos ou mais e para pessoas com imunossupressão.

IFSul - Pça 20 de Setembro, entrada pela rua Jornalista Cândido de Melo - das 9h às 17h

Terça-feira (21) - 2ª dose para pessoas com deficiências permanentes de 18 anos ou mais, que recebem ou não Benefício de Prestação Continuada (BPC), e tenham sido vacinadas com a 1ª dose da Pfizer no dia 19 de junho.

Drive-thru – Centro de eventos, das 9h às 17h

- Quinta-feira (23) - 3ª dose para idosos com 70 anos ou mais e para pessoas com imunossupressão.

Não esqueça de levar os documentos corretos

Para 2ª dose

- documento de identidade;

- comprovante de vacinação para comprovar a 1ª dose.

Para 3ª dose

Idosos com 70 anos ou mais

- documento de identidade;

- comprovante de vacinação para comprovar as duas doses ou esquema vacinal completo, com seis meses de intervalo desde a última aplicação.

Imunossuprimidos

- documento de identidade;

- novo atestado padrão, confeccionado pela Prefeitura, disponível no site do coronavírus. Esse atestado é diferente daquele exigido para a primeira dose do grupo de pessoas com comorbidades. Para emitir o documento, os pacientes devem se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou algum outro serviço de saúde. A esse grupo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que o intervalo entre a segunda ou a dose única, e a 3º dose, seja de 28 dias.

Veja os pontos de vacinação nos bairros:

- Pelotas Parque Tecnológico - avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal

- Colégio Pelotense – Auditório, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro (na terça-feira, 21 de setembro, a ação ocorrerá no ginásio da escola)

- Associação Rural - Casa da Amizade, av. Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas

- Paróquia São José, na avenida Duque de Caxias, 520, no Fragata.

Tags

vacinação, pelotas, coronavírus, adolescentes, jovens, imunização, 21 anos, 17 anos

Carregando 0%
Carregando 0%