ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Covid-19: autodeclaração deve ser aceita para isolamento de pacientes

Empresas e empregadores devem permitir o afastamento de trabalhadores infectados com o vírus que entreguem uma autodeclaração

Por Marina Amaral 11-06-2021 | 17:33:20

A Prefeitura alerta que a autodeclaração deve ser aceita por empresas e empregadores para isolamento de pacientes infectados com o coronavírus. Essa é uma recomendação do Ministério Público do Trabalho, publicada em 2020, e orienta que o afastamento do local de trabalho, como medida de prevenção da saúde pública, seja permitido a pessoas que apresentaram esse tipo de documento como atestado.

Isso significa que, caso um cidadão realize um exame para detectar ou não a presença do vírus em uma farmácia ou em um laboratório particular, por exemplo, ele não precisa se deslocar até um serviço de saúde pública para retirar um atestado médico. Se o resultado for positivo, ele pode apresentar a sua condição por escrito (e-mail, mensagem digital ou qualquer outro meio). 

Se o infectado optar por buscar um atestado médico, deve ir nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Isso porque os serviços, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal e o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid), estão recebendo muitos pacientes que procuram por atestados, o que atrapalha as equipes, que atendem casos graves da doença.

Além de aceitar a autodeclaração, vale ressaltar que as empresas e empregadores devem registrar as suspeitas e infecções confirmadas relacionadas à Covid-19, independente da apresentação do atestado médico, à Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Isso auxilia no mapeamento de casos e, consequentemente, controle da pandemia.

Onde buscar atendimento

Sintomas leves

- Central de TeleConsulta: é indicado para quem possui sintomas gripais leves, como coriza acompanhada ou não de febre. O canal está disponível para consultas médicas de segunda a sexta-feira, pelo telefone 0800 6485 319, das 12h às 18h, no ramal 2. Os demais atendimentos funcionam das 8h às 18h, nos ramais 1 e 3.

- Dra. Vida: a assistente virtual faz a triagem de pacientes com sintomas gripais e orienta quanto a necessidade de procurar um profissional. A consulta pode ser feita no hotsite do coronavírus, através da aba “Atendimento Online” ou no avatar que aparece do lado direito na página de abertura.

- Unidades Básicas de Saúde: adultos e crianças com sintomas gripais leves devem procurar as UBSs. O atendimento para pessoas com sintomas gripais é no turno da manhã. Os endereços e horários de funcionamento desses locais podem ser conferidos aqui

Sintomas graves

- UPA Areal: adultos que apresentem sintomas gripais mais graves devem procurar a UPA Areal, que fica na avenida Ferreira Viana, 2231. Funciona 24 horas. 

- Centro Covid: adultos e crianças, que apresentem sintomas gripais mais graves, devem procurar o local, que fica na avenida Bento Gonçalves, 4590. Também funciona 24 horas. 

A Prefeitura lembra que, em casos de sintomas gripais, o Pronto-Socorro de Pelotas não deve ser procurado.

Tags

autodeclaração, atestado, infectados, coronavírus

Carregando 0%
Carregando 0%