ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Centro Covid amplia atendimento para adultos

Pacientes adultos, com sintomas gripais, passarão a ser atendidos no Centro Covid a partir do dia 11 de novembro

06-11-2020 | 10:06:20

O Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid), localizado no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, se prepara para entrar na segunda fase do serviço dedicado a casos de pessoas com sintomas gripais - o atendimento de pacientes adultos. A unidade passará a oferecer 42 leitos Covid entre adulto e pediátrico e possibilitará que a Upa Areal retorne ao pronto atendimento de outras doenças.

Centro Covid passa a atender adultos com sintomas de síndrome gripal - Fotos: Michel Corvello/Arquivo Ascom

Há seis meses o Centro Covid tem o serviço dedicado ao público infantil, mas a partir do dia 11 de novembro - próxima quarta-feira, a partir das 8h -, os adultos que apresentarem sintomas de alguma síndrome gripal terão acolhimento exclusivo no local. De acordo com a secretária de Saúde, Roberta Paganini, o atendimento dessa faixa etária só se tornou possível após a assinatura de um contrato com o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde), a mesma Organização Social Civil que administra a Upa Areal.

Veja mais

+ Centro Covid completa um mês de atuação na rede de atendimento à pandemia

"Conforme o contrato assinado entre a Prefeitura e o IBSaúde, o instituto será responsável pela administração e contratação de profissionais médicos para ampliar a equipe que já atua no Centro Covid, com profissionais cedidos de outras instituições de saúde, além de trabalhadores que irão realizar a segurança do local, sempre com a cogestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)", explica Paganini, lembrando que as demais vagas - enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, auxiliares administrativos,nutricionistas e higienizadores -, estão preenchidas por servidores da própria SMS.

Leitos Covid

Com a ampliação dos leitos adultos, a estrutura de atendimentos de pacientes infectados pelo coronavírus será a seguinte no Centro Covid:

15 Leitos Suporte Ventilatório (UTI)

- 10 adultos 

- 5 pediátricos 

27 Leitos Enfermaria

- 17 adultos

- 10 pediátricos

A unidade passará a oferecer 42 leitos no total, sendo que as vagas de suporte ventilatório têm a mesma estrutura das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), com a diferença de nomenclatura devido a classificação do Centro Covid pelo Ministério da Saúde como um hospital de campanha.

Raio-X

Além da ampliação no público a ser atendido, o Centro Covid terá o serviço de raio-x, com o funcionamento do aparelho emprestado pelo HE-UFPel à unidade. "Já tínhamos o raio-x emprestado, agora o IBSaúde colocará o aparelho para funcionar contratando os profissionais especializados e adquirindo os demais equipamentos necessários para que esse tipo de exame seja feito dentro do próprio Centro, sem necessidade de deslocamento do paciente", comemora a secretária.

Atendimento na UPA

A Upa Areal realizará a transição do atendimento no dia 11, ou seja, pessoas que procurarem a unidade com sintomas gripais serão encaminhadas ao Centro Covid nessa data. 

No dia 12 a Upa fecha das 7h às 22h, para desinfecção do prédio, reabrindo no mesmo dia com o serviço normal de pronto atendimento.

Outros atendimentos

A direção de Atenção Primária informa que o atendimento da população se mantém como vem sendo realizado rotineiramente, nos seguintes horários:

  • UBSs: das 8h às 17h, sendo que casos de síndrome gripais são atendidos pela manhã e os demais no período da tarde; 
  • Ubais: das 8h às 23h.

Pessoas que precisarem de atendimento de urgência e emergência, que não sejam relacionados a síndrome gripais, também podem procurar o Pronto Socorro de Pelotas, que funciona 24 horas.

A Central de Tele Consulta, a partir do dia 11 de novembro, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo telefone 0800 6485 319, para atendimento pré-clínico, assim como psicológico.

Tags

centro covid, coronavírus, covid, upa areal, sintomas gripais, adultos

Carregando 0%
Carregando 0%