ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Campanha contra a Pólio e Multivacinação vai até o dia 30

Parcial aponta que, até o momento, mais de seis mil crianças já se vacinaram contra a doença e mais de 3,5 mil compareceram em alguma unidade de saúde

23-10-2020 | 16:41:13

Até a sexta-feira (23), mais de seis mil crianças já haviam se vacinado contra a pólio e mais de 2,6 mil atualizaram a caderneta, na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação para Atualização da Caderneta da Criança e do Adolescente, conforme levantamento parcial da pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com registro de comparecimento de 3.530 crianças em alguma unidade saúde. A mobilização irá até o dia 30 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidades. 

Pais e responsáveis por crianças e adolescentes, com idades de zero a 14 anos completos, devem buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, ou o Centro de Especialidades, para verificar se todas as vacinas estão em dia. Para os casos de crianças de um a quatro anos completos, devem aproveitar para imunizá-las contra a pólio. A Campanha está vigente tanto na zona urbana quanto na rural do Município.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Imunizações da Vigilância Epidemiológica, Ana Alice Maciel, a ação visa oportunizar o acesso à imunização, controlar, eliminar e erradicar doenças virais que podem ser evitadas com a vacinação, bem como atualizar a situação vacinal e melhorar a cobertura de proteção à criança e ao adolescente. “São mais de 19 vacinas à disposição da população, nas UBSs, no turno da tarde, e no Centro de Especialidades, além da dose contra a poliomielite, com a gotinha”, alerta.

A coordenadora ainda destaca que, no caso de alergia a algum componente da vacina, a criança ou adolescente deve ser encaminhada a uma UBS para que um médico avalie a situação. “É fundamental que os pais e responsáveis fiquem atentos a isso. É uma fase da vida muito importante, quando o organismo deve ser blindado de possíveis doenças graves”, explica.

Horários

Para a população da zona urbana, crianças e adolescentes devem ser levadas na UBS mais próxima, no turno da tarde, ou ao Centro de Especialidades, das 8h às 17h. Na colônia, as UBSs atendem das 9h às 15h.

Tags

vacinação, pólio, caderneta, crianças, adolescentes

Carregando 0%
Carregando 0%