ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Azonasul discute situação da pandemia com representantes estaduais

Em busca de aproximação com o Estado e monitoramento mais efetivo da Covid-19, a entidade reuniu-se com membros do Gabinete de Crise

Por Marina Amaral 30-06-2021 | 18:21:49

Na tarde desta quarta-feira (30), a prefeita Paula Mascarenhas participou de uma reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). A conferência virtual dos gestores municipais da R21, região de Pelotas, contou com a presença de representantes do Gabinete de Crise do governo do Estado.

A conversa técnica foi estabelecida com o objetivo de se aproximar do governo estadual, responsável pela criação e gerenciamento do Sistema 3As - Aviso, Alerta e Ação - de Monitoramento, bem como para avaliar a situação regional no que tange ao enfrentamento da pandemia do coronavírus. 

Durante sua fala, Paula expressou opinião sobre o novo modelo de combate à doença. “Infelizmente, sinto o Estado menos próximo dos municípios. Também me sinto com menos autonomia e menos responsabilizada pelas decisões, já que as decisões são tomadas pela Região, que nem sempre cumpre uniformemente as deliberações do grupo”, afirmou. 

A chefe do Executivo municipal ainda adiantou a necessidade de uma campanha para reforçar a importância do uso de máscara de proteção mesmo após a vacinação. A secretária de Saúde, Roberta Paganini, também esteve presente na reunião, e falou sobre as testagens e número de casos positivos e suspeitos que ocorrem em Pelotas.

A assessora técnica do Gabinete de Crise, Ana Júlia Possamai, o assessor técnico no Comitê de Dados, Felipe Belle, e a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Cynthia Bastos, apontaram que o encontro deve servir para melhorar o diálogo entre a região e o governo gaúcho, a fim de auxiliar em pontos, como a testagem e os registros de casos, visando ao monitoramento mais efetivo da pandemia. 

Os representantes estaduais destacaram a dificuldade de acompanhar o andamento da vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul e o número de testes realizados. Se colocaram, por fim, à disposição da Azonasul.

Os gestores comprometeram-se em repassar todos os dados relativos ao combate ao vírus. Essa integração de municípios vai ser, inclusive, positiva para proporcionar o melhor acompanhamento da situação e definir protocolos regionais.

Tags

azonasul, coronavírus, gabinete de crise, protocolos

Carregando 0%
Carregando 0%