ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Aulas nas escolas municipais permanecerão no ensino híbrido

Anúncio foi feito pela prefeita Paula Mascarenhas durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, após uma reunião com as equipes diretivas sobre o monitoramento de casos de Covid-19 nas escolas. A taxa de transmissão e um novo decreto municipal tam...

Por Marina Amaral 01-10-2021 | 16:54:00

Nesta sexta-feira (1º), a prefeita Paula Mascarenhas realizou uma transmissão ao vivo pelas redes sociais para confirmar que as aulas nas escolas municipais permanecerão acontecendo de maneira híbrida - ensino remoto e presencial. Essa decisão foi tomada após uma reunião entre as secretarias de Educação e Desporto (Smed) e de Saúde (SMS) com as equipes diretivas dos educandários, durante a manhã, motivada pelas recentes notificações ao Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E) de casos positivos e suspeitos para Covid-19. A Prefeitura está monitorando a situação, e concluiu que as infecções aconteceram fora das escolas.

Paula iniciou a live salientando que a apreensão por parte das equipes das instituições de ensino e dos pais dos alunos é compreensível e justificável. Entretanto, por meio do acompanhamento feito pelos técnicos da Vigilância Epidemiológica da SMS, que permite mostrar com quem a pessoa infectada teve contato, foi constatado que as contaminações estão ocorrendo fora das escolas, ou seja, não existe indicativo de transmissibilidade do vírus dentro das instituições de ensino. 

“Esses casos já foram monitorados e investigados, e nenhum deles se confirmou como caso de contágio interno nas escolas. Sendo assim, as pessoas contaminadas ou suspeitas tiveram esse contato fora da escola. A escola, portanto, não é foco de contaminação, mas de circulação de pessoas. Não existem motivos para fechar todas as escolas e retornar ao ensino remoto neste momento. As aulas permanecerão no ensino híbrido”, frisou a gestora municipal.

Por isso, é necessário alinhar fluxos para evitar a transmissibilidade e enfrentar o processo com segurança, enfatizando medidas de barreira. A Prefeitura seguirá monitorando e acompanhando a situação, e medidas de afastamento de casos suspeitos e confirmados precisam ser tomadas. A prefeita lembrou que todo o processo de retorno às escolas é guiado por protocolos, construídos por técnicos e com base nas orientações do Estado. Ademais, as atividades presenciais são essenciais, segundo especialistas, para alunos, famílias e para a cidade. 

A taxa de transmissão

Foi explicada, também, uma questão que tem sido dúvida constante da população, que diz respeito à taxa de transmissão - o RT. No mês de maio deste ano, quando o Painel Covid-19 foi lançado, foi anunciado que, quando esse valor fosse maior que 1.2, as escolas municipais deveriam fechar as portas. Porém, naquela época, a campanha de imunização havia apenas iniciado, e havia 30% da população vacinada com 1ª dose e 14%, com a 2ª.

Até o momento da live, 98,3% dos pelotenses estavam com a 1ª dose em dia e 57,9%, com a 2ª. Já a taxa de transmissão era de 1.53. O número 1.2, portanto, não se aplica mais no contexto em que se vive. “O cenário mudou, pois o que mais protege é a vacinação. Nós avançamos muito e, por isso, aquele RT de 1.2 não se aplica mais, neste momento em que a maior parte da população está com a imunização completa”, justificou a chefe do Executivo municipal.

Novas regras na próxima semana

Ainda durante a transmissão ao vivo, a prefeita adiantou que na próxima semana será publicado um novo decreto atualizando os protocolos a serem seguidos no município, como forma de combate ao coronavírus. Dentre as novas regras, está a exigência do passaporte vacinal em casas noturnas, eventos, festas infantis, teatros, cinemas, ginásios esportivos e estádios. Para essa comprovação, poderá ser utilizada a carteirinha de vacinação ou o certificado nacional do ConecteSUS. 

Além disso, a norma mantém o limite máximo de pessoas em estabelecimentos, como bares e casas noturnas, de 150 pessoas, ainda respeitando a modalidade restaurante. No entanto, já neste fim de semana, os agentes de segurança pública do Município já estarão nas ruas reforçando a fiscalização. “Estaremos com a nossa fiscalização mais atuante, combatendo, principalmente, as aglomerações. Nos ajudem a controlar a taxa de transmissão”, finalizou a gestora.

Tags

aulas, rede municipal, ensino híbrido

Carregando 0%
Carregando 0%