ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Ambulatório pós-Covid dá início às atividades nesta sexta-feira

Serviço está sendo feito pelo HE-UFPel e regulado pela SMS, para pacientes que foram internados devido ao coronavírus e ficaram com sequelas

Por Marina Amaral 21-05-2021 | 15:08:53

Nesta sexta-feira (21), entrou em funcionamento o ambulatório para pacientes pós-Covid em Pelotas. O serviço, desenvolvido e oferecido pelo Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) e regulado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é destinado àquelas pessoas que passaram por internação devido à doença e necessitam de acompanhamento após a alta hospitalar.

Inicialmente, o local receberá pacientes que receberam alta, encaminhados por hospitais da cidade que possuem internação para Covid. De acordo com Luciene Primo, responsável pelo Controle e Avaliação na SMS, serão 32 consultas por mês. A ideia é que, futuramente, pacientes que são atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) possam ser encaminhados ao ambulatório. 

Para tanto, conforme informou a chefe da Divisão Médica do HE-UFPel, Cristiane Neutzling, o ambulatório conta com uma equipe multiprofissional, constituída por médicos especialistas em fisiatra e pneumologia, além de profissionais da fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e educação física. 

A secretária de Saúde, Roberta Paganini, explicou que essa demanda, de criação de um ambulatório responsável por atender pacientes pós-Covid que necessitam de acompanhamento, surgiu dentro da SMS. Ela reitera que o serviço está sendo iniciado pela linha de pacientes pós-internação, para, então, avançar aos poucos e ampliar o atendimento. 

“O ambulatório dá uma continuidade à assistência ao paciente Covid. Pretendemos seguir trabalhando na ampliação desse atendimento pós-Covid, na estruturação dessa linha de cuidado e esse local é um passo importante nesse sentido”, defendeu Roberta. 

O Hospital Escola da UFPel, por sua vez, por ter condições de ofertar esse serviço, viabilizou a estrutura. Cristiane Neutzling conta que, por ter atuado no combate à pandemia do coronavírus no município, a equipe da instituição viu que o atendimento a pessoas que foram acometidas com a doença e internadas é extremamente necessário. “Muitas delas precisam ser seguidas e reabilitadas”, completou. 

Informações sobre o serviço

Onde? Avenida Duque de Caxias, 250 (Ambulatório de Reabilitação e Neurodesenvolvimento, no prédio da Faculdade de Medicina, com entrada pela parte de trás do Serviço de Radioterapia)

Horário? De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Tags

coronavírus, ambulatório, pacientes pós-covid, hospital escola, ufpel, acompanhamento

Carregando 0%
Carregando 0%