ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

2,5 mil idosos garantiram a proteção contra a Covid neste sábado

Integrantes do grupo com 62 anos ou mais foram vacinados no drive-thru. No domingo (11), é a vez dos idosos de 61 anos

Por Marina Amaral 10-04-2021 | 18:00:39

Em sete horas de processo ininterrupto, 2.505 idosos foram imunizados neste sábado (10) pela Prefeitura de Pelotas. O grupo prioritário com 62 anos ou mais começou a receber as doses neste fim de semana, através do drive-thru da vacinação.

Cerca de 190 pessoas atuaram nos pavilhões do Centro de Eventos da Fenadoce no dia, entre agentes de trânsito, Defesa Civil, servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e integrantes do 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (9º BIMtz), além de profissionais de saúde, voluntários de escolas técnicas e universidades.

Logo após receber a aplicação, Liziete Silveira contou que imaginou que iria demorar mais para a vacinação ser ampliada para a sua idade. “Está tudo bem organizado, a gente tava precisando de algo assim”, frisou. Ela foi acompanhada do filho, Alison Silveira, que expôs o sentimento de alívio após ver a mãe protegida. Mas, a dona Liziete lembrou que não se pode relaxar e esquecer das medidas de segurança. 

“Vamos seguir usando a máscara. Esse vírus é para ser levado a sério, não é apenas uma gripe. É preciso amar a vida e se amar, se cuidar”, afirmou Liziete.

Já a Rita do Sacramento foi responsável por levar sua irmã, Nara Regina, ao Centro de Eventos. A expectativa para, finalmente, ver a irmã tomar a 1ª dose do imunizante contra a doença era grande, já que Rita já foi vacinada na última quarta-feira (7). “A estrutura aqui está muito boa, de quarta para cá já foi muito mais rápido”, avaliou. 

A felicidade de Noris Ribeiro, em assistir seu marido há mais de 40 anos, Rudinei, ser vacinado, era perceptível. Enquanto registrava o momento por meio de fotos e gravações, ela expressou sua confiança de que a difícil situação em que se vive devido à pandemia do coronavírus vai melhorar em breve. “Hoje estou muito feliz, a gente estava esperando muito por isso”, completou.

2.505 idosos foram vacinados neste sábado (10) - Fotos: Michel Corvello

Domingo é dia dos 61+

Para encerrar o fim de semana, o domingo (11) será marcado pelo início da imunização dos idosos com 61 anos, também por meio do sistema drive-thru. Serão distribuídas 2,6 mil doses pela Secretaria Municipal de Saúde, que serão disponibilizadas no Centro de Eventos da Fenadoce, com entrada pela avenida Pinheiro Machado, das 10h às 17h.

Vale lembrar que segue a arrecadação de alimentos não-perecíveis (como arroz, feijão, massa e outros), além de leite e produtos de higiene e limpeza. Podem contribuir os beneficiados com a vacina e seus acompanhantes. As doações são entregues na saída dos pavilhões, e serão, posteriormente, destinadas à Secretaria de Assistência Social (SAS) e distribuídas a famílias em vulnerabilidade social ou que estejam enfrentando dificuldades financeiras devido à pandemia. 

Doações são entregues na saída dos pavilhões do Centro de Eventos - Fotos: Michel Corvello

Vacinação nas escolas será nos dias 14 e 15

O processo de imunização para idosos com 62 anos ou mais chegará aos bairros na próxima quarta-feira (14), para quem não conseguiu se deslocar até o Centro de Eventos. Já na quinta (15), é a vez daqueles com 61 anos ou mais. A vacinação nas sete escolas da rede municipal, selecionadas pela Prefeitura, continuará acontecendo das 10h às 15h e, desta vez, seguindo o seguinte cronograma:

- Quarta-feira (14) – idosos de 62 anos ou mais; e 

- Quinta-feira (15) – idosos de 61 anos ou mais.

Confira o endereço das escolas:

- EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) 

- Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) 

- EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) 

- EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) 

- EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal) 

- EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) 

- EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2.257 (Laranjal)

Agilize a vacinação levando o formulário

O formulário de vacinação pode ser levado previamente preenchido pelos idosos. Ele está disponível para download no hotsite do coronavírus, na aba ‘Formulário de Vacinação’. 

Quem optar por levar o documento precisa responder às questões que se encontram nas caixas com a indicação “preenchimento em letra de forma pelo paciente”. É importante ressaltar que não se trata de uma obrigação do cidadão, mas uma forma que o poder público encontrou para agilizar o processo de vacinação.

Quais documentos serão solicitados?

Tanto no drive-thru quanto nas escolas municipais, quem irá se vacinar deverá apresentar identidade, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência na hora da aplicação.

Outro documento necessário é o atestado médico, para os seguintes casos: 

- portadores de doenças reumáticas imunomediadas; 

- pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; e

- pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes. 

Além disso, quem faz uso de imunoglobulina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobulina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica. Não devem ser vacinadas as pessoas que apresentarem, nas últimas quatro semanas, sintomas gripais ou demais doenças febris.

Tags

coronavírus, vacinação, imunização, 1ª dose, drive-thru, 62 e 61 anos, escolas

Carregando 0%
Carregando 0%