ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Vigilância orientará comerciantes que vão vender alimentos nas festas de Iemanjá e Navegantes

Equipe do Setor de Alimentos repassará procedimentos sobre boas práticas para evitar perigos à saúde

Por Tânia Magalhães 16-01-2020 | 10:56:52

Comerciantes de alimentos e bebidas que forem habilitados para venda dos produtos nas festas religiosas de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes, dias 1º e 2 de fevereiro, no Balneário dos Prazeres, Laranjal, serão previamente orientados pela equipe do Setor de Alimentos da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde (SMS), quanto aos procedimentos corretos para manipulação, armazenagem e cuidados especiais, com a finalidade de evitar contaminação e ameaças à saúde.

Venda de alimentos na festa de Iemanjá será fiscalizada - Foto: Michel Corvello/Arquivo

A reunião será marcada tão logo a Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) encerre o processo de inscrições para interessados no comércio de alimentos e bebidas – à exceção de alcoólicas. Os comerciantes receberão noções de boas práticas na manipulação dos produtos, condições higiênico-sanitárias e cuidados, limpeza e manutenção de equipamentos e do espaço ocupado.

O chefe da Visa, Sidnei Jorge Júnior, informa que os comerciantes receberão certificado de participação no encontro de orientação. “Nos dias 1º e 2 de fevereiro, a inspeção estará no Balneário dos Prazeres, para verificação in loco dos procedimentos adotados pelos comerciantes.”  

Os cuidados para a venda de alimentos e bebidas iniciam-se pela apresentação dos próprios comerciantes, que devem usar roupa ou uniforme de preferência de cor clara e permanentemente limpo, assim como o ambiente onde serão preparados os pratos e os utensílios utilizados. A Vigilância salienta a importância do uso de álcool gel para higienização e de toalhas de papel (ou assemelhados descartáveis). O lixo deve ser acondicionado em lixeiras com tampa e pedal. Seguir regras básicas possibilita evitar doenças transmitidas por alimentos.

Ambulantes/veraneio

Na manhã desta quinta-feira (16), ambulantes selecionados pelo Município, por meio da SGCMU, que estão atuando com a venda de alimentos nas praias do Laranjal nesta temporada de veraneio, receberam orientação e informações sobre boas práticas na manipulação dos produtos para evitar doenças causadas pela ingestão de itens contaminados, que podem levar à morte. Os participantes recebem certificado. As orientações têm caráter educativo, fazem parte das ações da Visa e foram prestadas por profissionais do setor.  

Inscrições

Seguem abertas, até o dia 24, as inscrições para o comércio de alimentos nas festas religiosas de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes. Interessados devem se dirigir ao Protocolo da SGCMU, à rua Lobo da Costa, 520, das 8 às 13h. É preciso apresentar cópias de documento de identidade, CPF e comprovante de residência. A taxa de inscrição é R$ 73,59.

O secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Jacques Reydams, salienta que a fiscalização estará atuante nos dias 1º e 2 de fevereiro, no Balneário dos Prazeres. Somente os licenciados poderão se instalar. “Haverá 36 espaços disponibilizados na praça Aratiba, de 3x3 metros, para que o interessado monte seu gazebo de forma organizada, não interferindo nas áreas de deslocamento de pedestres”, afirma.

Se houver inscrições em número superior ao de vagas oferecidas, será realizado sorteio no dia 28, às 10h, na sede da Secretaria, para definição de selecionados.

Tags

festas religiosas, iemanjá, navegantes, vigilância, comércio, alimentos, bebidas, inscrições, fiscalização

Carregando 0%
Carregando 0%