ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Transporte e Trânsito

Via de trânsito lento beneficia acesso ao Centro Histórico

No Calçadão, pista para veículos, entre Marechal Floriano e Lobo da Costa, encurta caminho

Por Tânia Magalhães 13-02-2020 | 09:03:15

A pista para tráfego lento de veículos, inserida no Calçadão da rua Andrade Neves, entre as ruas Marechal Floriano e Lobo da Costa, facilita o acesso direto do público ao Mercado Central e a todo o Centro Histórico. Construída dentro do conceito “traffic calming” (trânsito lento), que existe nas grandes cidades de outros países, a via é resultado da revitalização da área central. Quem passa por ela, seja de carro, seja de motocicleta, está sujeito a todas as regras de trânsito.

Pista está à disposição para carros e motocicletas, cuja velocidade máxima deve ser de 30 km/h – Fotos: Michel Corvello

O secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, esclarece que, assim como nos grandes municípios, é preciso obedecer ao limite de velocidade que rege a via. Nela, não é permitido parar ou estacionar. O leito possui 3 metros de largura e é separado das áreas de circulação de pedestres por meio de balizadores metálicos.

“A tendência, aos poucos, é que condutores de veículos e pedestres se apropriem da função. Cidades desenvolvidas do mundo adotam o sistema de mescla dos calçadões com pistas para trânsito lento de veículos”, salienta o secretário.

A requalificação de todo o entorno, para Al-Alam, trouxe a via no padrão “traffic calming” como novidade. Por ela, é possível passar somente um veículo atrás do outro. Para a travessia de pedestres, há local apropriado. A velocidade máxima de tráfego na pista é de 30 km/h. O secretário ressalta que o caminho é uma alternativa para condutores que querem ir à rua Lobo da Costa, evitando que se dirijam até a Marechal Deodoro para retornar.

Tags

trânsito lento, veículos, calçadão, pista, revitalização da área central, facilidade de acesso, centro histórico

Carregando 0%
Carregando 0%