ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

‘Um olhar para o amanhã’ mostra a transformação da educação infantil em Pelotas

Exposição sediada no Mercado Central apresenta 50 fotos que retratam a realidade das crianças pelotenses depois das obras de reforma e ampliação dos educandários

15-01-2019 | 14:37:25

A realidade de milhares de crianças pelotenses, alunas da rede municipal de ensino, está retratada na exposição ‘Um olhar para o amanhã’ - que marca a transformação das escolas de educação infantil, as Emeis, depois de reformadas e ampliadas. Sediada no corredor que liga as ruas Lobo da Costa e Quinze de Novembro, do Mercado Central, a mostra reúne 50 fotos que apresentam a rotina dos pequenos nos educandários municipais: desde as atividades em sala de aula, brincadeiras no pátio e na pracinha, até a interação divertida com colegas e educadores.

Fotos: Gustavo Vara

Na tarde de segunda-feira (14), a prefeita Paula Mascarenhas, acompanhada pelo vice Idemar Barz, conheceu a exposição, que também traz uma série de ‘antes e depois’ das 21 escolas requalificadas pelas obras de melhorias e das outras duas – Bernardo de Souza e Mário Osório Magalhães – inauguradas em 2016 e 2017, respectivamente.  

Paula lembrou que a requalificação contempla todas as escolas infantis das diversas regiões da cidade e que a transformação representa o compromisso firmado por ela enquanto secretária de Educação e Desporto, no governo do ex-prefeito Eduardo Leite. Atualmente, os espaços coloridos, amplos e confortáveis inspiram crianças, pais e professores a uma melhor convivência e aprendizado, reforçou a prefeita.  

Fotos: Gustavo Vara, Gustavo Mansur e Marcel Ávila
“A ideia é mostrar para a população a transformação que ocorreu nos últimos anos. Escolas, antes, sediadas em casebres, hoje, são lugares apropriados e motivadores para as nossas crianças iniciarem sua formação escolar. A exposição reflete o esforço da administração municipal que, com recursos próprios, pôde mudar a realidade de tantas pessoas. Com certeza, a nossa rede municipal está entre as melhores do país, e isso nos orgulha muito”, salientou Paula.  

A chefe do Executivo Municipal também assinalou que o investimento na educação vai ao encontro da determinação do Plano Nacional de Educação que, em 2016, estabeleceu a frequência obrigatória de crianças, a partir de 4 anos, na escola. Com a reforma e ampliação dos educandários, cerca de 2 mil vagas foram criadas na educação infantil de Pelotas. Das 29 Emeis de Pelotas, 21 já foram entregues requalificadas à população, duas são novas, quatro estão em andamento e duas em processo de licitação. A nova realidade dos educandários contempla salas amplas, arejadas e coloridas, banheiros acessíveis, refeitórios, pátios com brinquedos e salas multiuso.  

Emeis Adayl Bento Costa, Paulo Freire e Oswald de Andrade antes e depois de reformadas e ampliadas

Distribuídas em cinco painéis, as imagens foram capturadas pelas lentes dos fotógrafos da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, Gustavo Mansur, Gustavo Vara e Marcel Ávila. A exposição tem a curadoria do diretor de Publicidade da Prefeitura, Mateus Gomes. Os secretários de Governo, Clotilde Victória, e de Administração e Recursos Humanos, Abel Dourado, além do assessor especial do gabinete da prefeita, Fábio Machado, também visitaram a exposição na segunda.  

Carregando 0%
Carregando 0%