ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

UBS Virgílio Costa acolhe mais de 100 pessoas no primeiro dia

Farmácia distrital já está funcionando. Serviço de dentista começa semana que vem

Por Joice Lima 17-09-2018 | 16:14:38

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Virgílio Costa, localizada na rua Epitácio Pessoa, 1.271, no Fragata, teve um movimento 25% maior nesta segunda-feira (17), primeiro dia em que passou a funcionar dentro do padrão Rede Bem Cuidar. A equipe não esconde a satisfação de trabalhar em uma estrutura ampla e qualificada e poder corresponder às expectativas da população. 

Fotos: Vicente Bjerk de Britto
"Abrimos às 7h30min e (até as 15h) já colhemos mais de 100 pessoas. Está muito bom. É gratificante trabalhar em um local bonito e espaçoso, ter material e espaços adequados para o atendimento e até para que os usuários possam aguardar com conforto. Também é a primeira vez que trabalhamos com o "acesso avançado", da Rede Bem Cuidar, que termina com as longas filas de espera. O morador vem e sai com suas necessidades sanadas ou, no mínimo, já encaminhadas. Estamos adorando", diz a enfermeira Maria Fernanda Silveira Espíndola.

Na parte da manhã, foram 60 acolhimentos, sendo 14 pacientes atendidos pela pediatra e 28 pelos dois médicos clínicos gerais e enfermeiros. À tarde são três clínicos e, até às 15h, outras 40 pessoas já tinham passado pela UBS. Nesse período, quatro casos demandaram atendimento imediato, por problemas de pressão alta e outros. A maioria dos pacientes, contudo, se enquadravam à verdadeira vocação das UBSs - ou seja, aos casos preconizados pela Atenção Básica -, serviços ambulatoriais de rotina, tais como vacinação, verificação de pressão arterial, testes rápidos (HIV e outros), curativos, aplicações de medicamentos e agendamento de consultas (situações não urgentes).

Medicamentos mais perto

A partir de agora, os usuários não vão precisar ir até a Farmácia Municipal para conseguir os itens do Remume (Relação Municipal de Medicamentos). A farmácia distrital, uma das novidades da UBS Virgílio Costa, abriu ao meio-dia, com apenas um morador aguardando. 

Fotos: Vicente Bjerk de Britto

Outra novidade, o consultório de odontologia entra em funcionamento na semana que vem - como essa semana será curta devido ao feriadão, esses dias serão dedicados à esterilização de todo o material, que é novo, que será utilizado pelo dentista nos procedimentos.

O Grupo de Gestantes realiza o primeiro encontro nesta terça-feira (18), às 13h30min, e o Grupo de Convivência retoma às atividades na quarta-feira (19), no mesmo horário.     

A UBS Virgílio Costa é a quinta de Pelotas a adotar o padrão Rede Bem Cuidar. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min e atende as regiões da vila Governaço, Cohab-Fragata, avenida Cidade de Lisboa e imediações. 

Tags

ubs virgílio costa, rede bem cuidar, farmácia distrital, acesso avançado, posto do fragata

Carregando 0%
Carregando 0%