ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Tuberculose em Debate

Encontro “Panorama da Tuberculose no Brasil e no Mundo” foi realizado no auditório da Faculdade de Medicina da UFPel

Por Salvador Tadeo – MTB 7353 14-09-2018 | 12:47:18

 

A tuberculose foi tema de debate na manhã desta sexta-feira (14/09/2018) no encontro “Panorama da Tuberculose no Brasil e no Mundo”, realizado no auditório da Faculdade de Medicina da UFPel. A doença ainda é considerada um problema de saúde pública. A cada ano são registrados 111 mil casos novos da doença no Brasil.

“É raro um dia, em que a nossa urgência e emergência não tenham a necessidade de internação e isolamento de um caso de tuberculose, portanto ativa.Ou outros tantos que, apesar de não terem necessidade do isolamento, têm pioras progressivas", relatou em seu pronunciamento a secretária da Saúde, Ana Costa.

Fotos- Janine Inez Tomberg

A secretária defende a necessidade de que haja uma reflexão maior sobre as questões sociais ligadas à tuberculose. “É preciso que a gente, diante de problemas complexos, adote atitudes complexas”. Ana Costa pondera que, além do atendimento médico e da detecção da doença, que na atualidade se mostram eficientes, "cada vez mais as questões sociais, como os serviços relacionados à vulnerabilidade social, devem estar juntos, para que possamos atender melhor a nossa população”. 

O Encontro teve como debatedores os médicos do Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre), Roberto Luis Targa Ferreira, e do Serviço de Assistência Especializada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (Famed/UFPel) Sandra Lulhier, e a diretora de Ações em Saúde da Secretaria da Saúde, Eliedes de Freitas Ribeiro.  

Fotos- Janine Inez Tomberg

Ferreira falou sobre “Eliminação e Controle da Tuberculose no País e no Mundo”.Eliedes Ribeiro, sobre a "História e o comportamento da doença no município"; e a médica Sandra Lulhier sobre “Coinfecção tuberculose e HIV”. O dia 22 deste mês, é comemorado o dia de Combate à Tuberculose no Estado.

Tags

saúde, Tuberculose, panorama da tuberculose

Carregando 0%
Carregando 0%