ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Susaf Simplificado entra em discussão na Expofeira

Programa de Agroindústria Municipal será detalhado pela Prefeitura e Emater

Por Tânia Magalhães 17-09-2019 | 11:51:41

Dia 11 de outubro, às 14h, durante a 93º Expofeira da Associação Rural de Pelotas, no auditório Sebrae/Senar, o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) Simplificado torna-se pauta de debates. O Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Emater mostrarão os avanços da política da agroindústria, a partir da implantação, há dois anos, do Programa de Agroindústria Municipal.

93ª Expofeira terá espaço para debate sobre agroindústrias de produtos de origem animal – Foto: Igor Sobral

O Programa será abordado pelo engenheiro-agrícola da SDR, Telmo Lena, e pelo engenheiro de alimentos da Emater, Renato Cougo, que mostrará um diagnóstico do setor, com apresentação da evolução com a implementação de políticas públicas direcionadas à agroindústria.

A Instância Operativa Central da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SEAPDR-RS) será representada pelos servidores Maluza Machado e José Alexandre Rodrigues. O setor é responsável pela avaliação documental dos pedidos de adesão ao Susaf.

Situação de Pelotas

Pelotas conta, atualmente, com quatro agroindústrias que já possuem o selo do Susaf e três em processo de avaliação documental. Os empreendimentos são do ramo de carnes, embutidos e ovos de galinhas criadas soltas.

O Município foi um dos primeiros do Estado a aderir ao Susaf. O Sistema de Inspeção Municipal (SIM) pleiteou e conseguiu sua equiparação ao Sistema Unificado e, a partir de então, tornou-se credenciado para indicar agroindústrias locais à adesão que permite a ampliação das vendas para outras cidades.

Tags

susaf simplificado, inspeção, debate, expofeira, associação rural

Carregando 0%
Carregando 0%