ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Start encerra atividades em 2018 com aula no Navegantes

Formatura da segunda turma do projeto do Pacto pela Paz ocorre na próxima semana

14-12-2018 | 18:23:00

O Projeto Start, que trabalha com jovens em bairros de maior vulnerabilidade social, no eixo de Prevenção à Violência do Pacto Pelotas pela Paz, encerrou suas atividades em 2018 com uma aula final no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, no Navegantes, nesta sexta-feira (14). Na última reunião do ano, 17 adolescentes falaram sobre problemas encontrados na região e como eles próprios podem ser instrumentos para a mudança destas situações.   

Entre os temas abordados estiveram bullying, preconceito, homofobia, poluição e oportunidades que não são aproveitadas. Neste último assunto, eles refletiram sobre os porquês das desistências de parte dos colegas que integravam o Start, e entre os possíveis motivos apontaram a falta de apoio por parte de familiares, a desvalorização destas oportunidades no bairro, e o ambiente de insegurança. 

Fotos: Marcel Ávila

Em uma roda de conversa, com a presença da comunidade e funcionários do Cras, os jovens discutiram os cinco tópicos e definiram três propostas de intervenção: a realização de palestras para troca de experiências, principalmente nas escolas; campanhas para evitar o descarte irregular de lixo nas ruas do Navegantes; e a confecção de cartazes explicativos, a serem colocados em locais comunitários, como associações e o próprio Cras. Por unanimidade entre os presentes, os alunos do Start foram aprovados em sua avaliação final, e poderão se formar estando capacitados para perseguir o tão sonhado primeiro emprego. 

A formatura dos cerca de 70 alunos da segunda turma do Projeto Start, que envolve jovens dos núcleos Laranjal, Getúlio Vargas e Navegantes, ocorre na próxima semana. Será na sexta-feira (21), às 14h30min, no Salão Nobre do Paço Municipal, com momento de integração entre os familiares e entrega de certificados.   

Projeto Start 

O Projeto Start é uma das frentes de atuação do Banco de Oportunidades. Surgiu de uma necessidade apresentada pelas instituições parceiras do Pacto Pelotas pela Paz: a capacitação de jovens para que cheguem mais preparados ao primeiro emprego. Divididas em seis módulos, as aulas abordam empreendedorismo, liderança, comunicação, produção de currículos e preparação para entrevistas. 

A primeira turma, composta por 55 jovens dos núcleos Sítio Floresta, Areal e Colônia Z3, se formou em setembro, e dez dos adolescentes já estão empregados. Com esse retorno positivo foi criada a segunda turma. Integram a iniciativa os cadastrados junto ao Banco de Jovens Talentos da Secretaria de Assistência Social (SAS) – Marechal Deodoro, 404 –, que registra qualquer pessoa entre 14 e 24 anos em situação de vulnerabilidade e que esteja à procura de uma chance, além dos adolescentes acompanhados pelo programa Cada Jovem Conta.
  

Tags

pacto pelotas pela paz, projeto start, prevenção, navegantes

Carregando 0%
Carregando 0%