ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Serviços básicos são afetados pela paralisação

Itens da merenda como arroz, açúcar e leite, começam a faltar nas escolas municipais

25-05-2018 | 17:13:19

Com colaboração de Angélica Mengue e Kimberlly Kappenberg

      Mesmo com acordo firmado entre líderes dos caminhoneiros e o Governo Federal, na noite de quinta-feira (24), os manifestantes seguem com o movimento contra os elevados valores praticados no comércio de combustíveis no país. Na Zona Sul do Rio Grande do Sul, municípios emitiram notas de apoio e adesão à paralisação, convocada por Famurs e Azonasul. Em Pelotas a adesão foi parcial e determinou a interrupção de atividades não consideradas essenciais; todavia, algumas escolas já são atingidas pela crise do combustível, com estoques baixos de arroz, açúcar e leite.

Hemodiálise e doações de órgãos são priorizadas

      A Secretaria de Saúde (SMS) conseguiu abastecer três veículos, nesta sexta-feira (25). Para economizar o combustível, o serviço de transporte de pacientes entre municípios, realizado pelos carros de passeio, está suspenso. Por enquanto, três ambulâncias do Samu atuam na cidade, sem as motocicletas de apoio, para casos de urgência e transplante de órgãos.

      O serviço de transporte de pacientes para consultas nas cidades de Porto Alegre e Bagé, realizado de segunda a sexta-feira por um ônibus de 45 lugares fretado, será mantido, por enquanto. 

      No domingo (27), o transporte dos profissionais da rede de urgência e emergência será garantido com o apoio de um ônibus da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e de uma van da SMS, para evitar que unidades de atendimento sejam fechadas pela falta de funcionários.

Merenda pode faltar

      A merenda escolar começa a ser comprometida pela paralisação dos motoristas. Em alguns colégios, itens como arroz, açúcar e leite já faltam nas despensas. O gás de cozinha também é outro item que chega às escolas com dificuldade. 

      O transporte escolar está garantido até a segunda-feira (28). As instituições de educação Marechal Rondon e João da Silva Silveira, localizadas na Colônia de Pelotas, não funcionam à noite enquanto o transporte coletivo não normalizar - empresa Bosembecker não está mais fazendo o atendimento.

Operações Integradas continuam

      Durante o final de semana as forças de segurança do município realizam as Operações Integradas, parte do Pacto Pelotas pela Paz, normalmente.

      Na segunda-feira (27), a Guarda Municipal volta a atuar no mesmo esquema utilizado nos últimos dias: viaturas permanecem em pontos base; saem para fazer o atendimento as ocorrências e retornam.

Coleta seletiva é interrompida

      Na quarta (23), o Sanep havia comunicado mudança em seus horários de atendimento: das 12h30 às 18h30. A partir desta sexta (25), o serviço de coleta seletiva da zona urbana está suspenso, bem como o recolhimento de resíduos da zona rural. Ambas as ações tem o objetivo de economizar e manter serviços essenciais, e a autarquia municipal solicita que a população guarde o lixo reciclável em casa.

      Os Ecopontos funcionam até sábado (26) e a coleta de resíduos orgânicos está garantida até a terça-feira (29). 

Agentes de trânsito utilizam motos

      Para atender acidentes, os agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) utilizam somente motos, e realizam rondas a pé. Os automóveis são reservados para situações de emergência. 

Horário diferenciado no transporte público

      Enquanto houver desabastecimento na cidade, os ônibus do transporte coletivo funcionarão com os horários da tabela de sábado durante a semana e não haverá o "corujão" - a última saída do Centro será à meia-noite e meia (0h30min). No sábado, a tabela de domingo será utilizada, com reforços nos horários de pico. No domingo não haverá atendimento.

Serviços de encomendas suspenso

      A Estação Rodoviária de Pelotas adotou a suspensão do serviço de encomendas, enquanto a paralisação nas estradas permanecer.

      As linhas intermunicipais sofrerão mudanças em seus horários, a partir deste sábado (26). As empresas parceiras da Eterpel adotaram o horário de sábado nos dias normais, e de domingo no final de semana.

      Para esta sexta-feira (25), passagens com destino para Porto Alegre estão esgotadas. 

Patrolamento suspenso na zona rural

      A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) atenderá apenas casos de emergência no interior do município. O serviço de patrolamento, que exige o envio de funcionários para locais muito distantes, está suspenso. O objetivo é economizar combustível. 

      A inspeção municipal nos abatedouros da região também terá seu atendimento reduzido, em função dos próprios estabelecimentos não receberem animais para o abate.

Assistência Social não se deslocará

      Enquanto a economia de combustível se fizer necessária, os serviços de busca ativa e estudo social dos Centros de Referência (Cras), Centros de Referência Especializados (Creas) e o Cadastro Único estão paralisados, mas o atendimento ao público, nos locais, permanece em funcionamento. 

      A fim de garantir o atendimento das unidades da rede municipal no domingo (27), um esquema de transporte dos profissionais foi elaborado, utilizando os veículos da própria secretaria.

      No Restaurante Popular o almoço está garantido até terça-feira (29), e a situação será avaliada na próxima semana. 

Saibro e material de iluminação não chegaram

      A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) não poderá realizar o serviço de saibramento das vias da cidade, e tão pouco a requalificação da iluminação pública. Os caminhões que trazem os materiais estão trancados nas manifestações das rodovias.

Tags

falta de combustível, merenda, doação de órgãos, hemodiálise, coleta seletiva, encomendas

Carregando 0%
Carregando 0%