ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Semana do Peixe transcorre com expectativa de 30 toneladas de vendas

As bancas atuam com cuidados redobrados para seguir as regras determinadas de prevenção e contenção da Covid-19

Por Tânia Magalhães 08-04-2020 | 14:39:01

A 7ª Semana do Peixe, que se iniciou segunda-feira (6) e será encerrada por volta das 14h da Sexta-feira Santa (10), transcorre em Pelotas sem incidentes, conforme constatação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Visa-SMS). A expectativa é de que sejam comercializadas mais de 30 toneladas de pescado neste ano. As 53 bancas aderiram às orientações quanto a cuidados especiais de prevenção e contenção da Covid-19.

Feirantes estão cumprindo as determinações para evitar propagação do coronavírus - Fotos: Divulgação/SDR

Desde segunda-feira, equipes da fiscalização da SDR e da Visa percorrem os pontos de venda de pescado em toda a cidade. Regras como o uso de álcool gel, higienização sistemática das mãos, acondicionamento correto dos produtos, e observação da distância recomendada entre os feirantes e o público são acolhidas e adotadas.

Fiscalização

“Estamos reforçando as orientações repassadas previamente. Alguns feirantes, para fazer valer a distância aconselhada entre os consumidores na fila, inclusive distribuíram fichas para atendimento. A ideia deve se expandir principalmente na quinta e na sexta-feira, quando é esperado aumento de movimento”, comenta o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

O chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, Sidnei Louro Jorge Júnior, informa que “não foram encontrados problemas sérios pela fiscalização. As regras da Visa estão sendo obedecidas pelos comerciantes.”

Fiscalização atua desde segunda-feira, quando começou a instalação das bancas - Foto: Divulgação/Visa-SMS

Seidel salienta que os comerciantes de pescado usam máscaras e uniformes, além de álcool gel em 70% e água e sabão para lavar as mãos. O volume de comercialização é considerado positivo. “Conclamamos o consumidor para que adquira o pescado nas bancas da Semana do Peixe. As vendas representam a receita que vai sustentar as famílias dos pescadores artesanais. A Semana Santa é a oportunidade que esses trabalhadores têm para assegurar alguns recursos. Em contrapartida, oferecem produtos seguros e de boa qualidade.”

Não caia em fake news

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel

Tags

7ª semana do peixe, vendas, 30 toneladas, 53 bancas, fiscalização, vigilância sanitária, coronavírus, distância, máscaras, álcool gel, semana santa

Carregando 0%