ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Semana da Consciência Negra aborda crime de injúria racial

Programação foi aberta na noite de quarta, com apresentações culturais na Prefeitura, e pedidos de resistência

14-11-2019 | 12:45:52

O fim da violência e a conscientização para as injustiças que acometem a comunidade negra são os objetivos promovidos através da temática “#Resista! Injúria racial é crime!”. As atividades da Semana da Consciência Negra reafirmam ainda a identidade de um dos povos formadores de Pelotas, dentro da programação que começou ao final da tarde desta quarta-feira (13) e segue até 20 de novembro, data que marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares.

Fotos: Gustavo Vara

O local escolhido para a abertura foi o Paço Municipal, na Sala de Exposições Frederico Trebbi – que recebe a mostra de Trabalhos Escolares sobre a Cultura Afroindígena e a Feira de Culturas –, reunindo lideranças do movimento negro e comunidade em geral. A Semana é promovida pela Prefeitura, Conselho da Comunidade Negra e Ordem dos Advogados do Brasil – subseção Pelotas.

A prefeita Paula Mascarenhas destacou que a Administração tem um compromisso com a causa, buscando abrir portas e espaços para discussões e, também, resistência. É preciso, pontuou a chefe do Executivo Municipal, valorizar a cultura africana e a sua importância na construção do que é o pelotense.

Um trabalho focado é desenvolvido pelas secretarias de Cultura e Educação e Desporto. É justamente nas escolas, entre as crianças, que a gestora acredita estar a mudança de paradigma e o futuro de uma sociedade mais igualitária.

“Temos que plantar essa semente em quem vai construir o nosso futuro. A mudança cultural está nas crianças. A gente precisa levar para elas essa semente de um novo mundo, combatendo a violência e o preconceito”, afirmou a prefeita.

Paula ainda ressaltou que a dívida histórica que Pelotas tem com os afrodescendentes precisa ser resgatada, o que significa atuar contra a violência, o preconceito, a discriminação e a injúria racial, implementando uma cultura de paz. “A luta pela igualdade é a mais nobre a qual o ser humano pode aderir. E essa é a luta de todos nós”, disse. 

Resistência

Fotos: Gustavo Vara

A abertura da programação contou com a apresentação de dois jovens pelotenses. Naiane Ribeiro e Gabriel Maino Schild levaram dança, teatro, música e poesia ao evento. Utilizaram manifestações artísticas para questionar o papel do negro e sua identidade – como é vista pelos demais e moldada por estereótipos. 

As “dores de ainda ter que resistir e explicar” foram parte central do monólogo de Naiane, e integraram também a fala do presidente do Conselho da Comunidade Negra, Fábio Gonçalves. A cada seis minutos um negro é vítima do crime de injúria, compartilhou Gonçalves, mostrando como ainda é preciso falar sobre o assunto.

“É preciso trazer à luz. A sociedade precisa tratar esse tema. É um crime que assola a comunidade negra, uma chaga profunda e de difícil superação”, enfatizou o presidente. Ele ainda pontuou que é preciso diferenciar racismo de injúria, além de sempre denunciar e notificar as ocorrências.

Confira a programação

Tags

semana da consciência negra, injúria, crime, resistência, cultura, educação

Carregando 0%
Carregando 0%