ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Segue intervenção de paisagismo na Coronel Pedro Osório

Cercamento dos canteiros será feito em rodízio para que a população continue usufruindo do espaço

12-12-2018 | 18:03:03

As obras de paisagismo na praça Coronel Pedo Osório, que foram retomadas no final de novembro, têm um prazo de conclusão de cinco meses, devendo ser finalizadas em abril de 2019. Para que a população possa continuar usufruindo do seu espaço de convivência, as intervenções no local estão ocorrendo, inicialmente, em três canteiros. 

Entenda como será o andamento da intervenção paisagística na praça Coronel Pedro Osório. Arte: Mariana Valente.

O primeiro gomo cercado foi o que fica localizado em frente ao Grande Hotel. Este é o único que ficará ocupado até o final do trabalho, já que nele está instalado o contêiner do canteiro de obras. A previsão é de que parte do seu espaço seja liberado no início de fevereiro.

O canteiro onde ficam as estátuas de João Simões Lopes Neto e o busto de Dr. Amarante, e que também contém a maior área de grama, deve ser liberado até o início de fevereiro, assim como o perímetro situado bem em frente à Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), que será cercado nos próximos dias.

Os próximos blocos a receber o paisagismo, a partir de fevereiro, serão o da esquina com a rua Marechal Floriano e o que fica de frente para o Theatro Sete de Abril.

Prazos  

O arquiteto da Secretaria de Cultura (Secult) e responsável pela fiscalização da obra, Fábio Caetano, explica que o contrato com as empresas que executam a empreitada foi assinado no dia 10 de outubro, e foi preciso aguardar a finalização da Feira do Livro para começar as obras. Por conta disso não foi possível adiar o início da intervenção para janeiro, para não coincidir com as comemorações do Pelotas Doce Natal.  

Como o investimento de R$1.083.876, 05 na intervenção paisagística é oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, do Ministério da Cultura, que beneficia áreas reconhecidas e protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), era preciso agilizar o processo licitatório e iniciar o trabalho o quanto antes.

O projeto feito pela empresa Inflorescência Paisagismo está sendo executado pela Marsou Engenharia Eireli, com fiscalização da Secult e apoio técnico da Caixa Econômica Federal. Serão plantadas 64.665 unidades de arbustos e forrações e 4.841 m² de grama.

Tags

obras de paisagismo na pedro osório, praça coronel pedro osório, pac cidades históricas

Carregando 0%
Carregando 0%