ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Secretaria de Segurança Pública testa novo Sistema de Ocorrências

Programa foi desenvolvido por analista de sistemas da SSP e agiliza o atendimento de chamados pelo 153

27-08-2018 | 17:50:14

      Está em fase de testes, junto à Secretaria de Segurança Pública (SSP), um novo Sistema de Ocorrências da Guarda Municipal (GM). O software foi desenvolvido internamente e trará mais agilidade no tempo de resposta aos chamados pelo 153.

Foto: Marcel Ávila

      O programa, criado pelos analistas de sistemas, Vitor Pruss e Marcelo Almeida, tem a implementação completa dividida em três etapas: a primeira, que se iniciou há um mês, é relacionada ao cadastro dos relatórios de atividades da GM junto ao banco de dados; a segunda parte é a transferência dessas informações e instalação do sistema em tablets das viaturas e celulares dos guardas, o que deve ser finalizado em até 45 dias; por fim, haverá o georreferenciamento dos dispositivos, que permitirá acionar o apoio mais próximo do local de origem dos chamados, via internet.

      Conforme Pruss, o envio do efetivo para atendimento da ocorrência vai ser feito em 15 segundos, tempo necessário para que os guardas responsáveis por receber as demandas pelo telefone 153 possam repassar nome, endereço e o fato aos colegas que fazem as rondas nas ruas do município, por meio do Sistema. 

“A tecnologia é simples e a transferência das informações não precisa de muitos 'gigas'. Informações dos outros órgãos de segurança também podem ser adicionadas”, explicou o criador.

      O programa já oferece também opções relacionadas a crimes contra a mulher, ameaças, trotes e a possibilidade de acionamento a todas as viaturas (em casos de desaparecimento e veículos suspeitos, por exemplo). A partir disso, poderá ser mensurado o tempo de atendimento da GM para cada tipo de ocorrência, custos com o efetivo, além de adaptar e atualizar o software de acordo com as necessidades.

Tags

guarda municipal, sistema de ocorrências, segurança pública

Carregando 0%
Carregando 0%