ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Secretaria de Estado da Cultura quer valorizar produção do interior do RS

Secretária Beatriz Araújo e equipe conversaram com artistas, agentes e produtores culturais de diversos segmentos

Por Joice Lima 13-06-2019 | 17:37:43

Pelotas foi a primeira cidade do interior do Estado, de um total de nove municípios que contam com Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), a receber a equipe da Secretaria Estadual de Cultura no projeto de Interiorização da Cultura. Presente em Pelotas, a secretária estadual da pasta, Beatriz Araújo, disse que o objetivo é aproximar-se do interior para conhecer suas demandas e maiores dificuldades na área cultural, a fim de afinar os projetos e editais da Secretaria para o ano que vem.   

“Essa troca é muito importante. Viemos para falar e, sobretudo, para ouvir, para ter um diagnóstico mais preciso. Queremos conhecer melhor o que gera cultura no Rio Grande do Sul e as necessidades de cada uma das nove regiões para criar políticas públicas que sejam acessíveis a todos e também cheguem ‘lá na ponta’, que está super desassistida”, explicou a secretária.  

Foto: Michel Corvello.

Beatriz, que foi secretária municipal de Cultura de Pelotas durante a gestão do então prefeito e atual governador Eduardo Leite, destacou que Eduardo entende que é necessário voltar a investir em cultura em todo o Estado e já determinou o retorno do repasse de verbas para os 97 pontos de cultura do Estado.

Prêmio Movimento

A secretária disse que algumas iniciativas locais serão reeditadas, agora em âmbito estadual. Um exemplo é o "Movimento - Prêmio de Reconhecimento da Cultura Popular", uma iniciativa do município de Pelotas (2014-15-16), que prestigiou o trabalho desenvolvido por agentes culturais populares de comunidades das regiões periféricas, a fim de destacar e fortalecer suas iniciativas artísticas e socioculturais.

“Esse prêmio valoriza aqueles agentes culturais da periferia que desenvolvem projetos culturais há anos e é inclusivo porque contempla pessoas que não precisam saber escrever para concorrer. Comentei informalmente sobre o projeto com um empresário de Porto Alegre e ele ficou muito interessado e se dispôs a patrocinar parte do projeto em nível estadual”, revelou Beatriz.  

Assumir a pasta estadual confere à Beatriz a oportunidade de rever questões que, enquanto secretária municipal, a deixavam frustrada. Ela disse que olhava de fora e achava que algumas coisas estavam muito mal no Governo do Estado, como por exemplo a Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que exige um depósito adiantado de 25% do valor total do projeto cultural. 

“Para grandes empresas, esse percentual não é problema, mas essas condições afugentam as pequenas empresas, principalmente no interior. Queremos fazer uma alteração radical nessa lei, para mudar essa realidade. Tenho uma ideia fixa, uma obsessão de que essa lei de incentivo seja realmente um instrumento democrático, que todos possam usar”, afirmou a secretária.  

Restauro  

Outro projeto que deu certo em Pelotas e agora será levado ao Estado é na área de restauro. No início da noite desta quinta-feira (13), na Fenadoce, ocorre a assinatura de Convênio do Governo Estado com a UFPel para a restauração de obras de arte de acervo de museus do estado – a exemplo do que já ocorreu em Pelotas, anos atrás.

Valorização da produção do interior  

Beatriz passou a amanhã recebendo secretários de Cultura de municípios da região — a ideia é fazer uma avaliação geral das políticas já existentes em outras cidades. Ela assegurou que sua gestão, enquanto secretária, terá o cuidado de governar para todo o Estado e não ficar focada apenas em Porto Alegre, e deu um exemplo. “Lançamos um edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) para financiar quatro espetáculos teatrais, cada um receberá R$ 100 mil. Fiz questão de que duas vagas sejam destinadas a projetos do interior do Estado”, informou a secretária.     

Workshops e rodas de conversa

Ao longo desta quinta-feira, integrantes de diversas áreas culturais da Secretaria de Estado da Cultura promoveram ações concomitantes. No início da tarde, Maria Marques, da Assessoria das Culturas Populares, Tradição e Folclore (Sedac), realizou uma Roda de Conversa com os setores das Culturas Populares, em sala da Secretaria de Cultura.  

Fotos: Michel Corvello.

Ao mesmo tempo, no salão nobre do Paço Municipal, a diretoria de Artes e Economia Criativa da Secretaria Estadual de Cultura realizou um workshop sobre o Sistema Pró-cultura e a elaboração de projetos; economia criativa como eixo de desenvolvimento regional e local; e mercado cultural e novos formatos de captação de recursos. 

O workshop foi ministrado pela diretora Ana Fagundes; pelo diretor de Fomento, Rafael Balle; pelo coordenador do programa RS Criativo pelo Centro Tecnológico e Audiovisual do RS (Tecna da PUCRS), Alexandre Vargas; e pelo pesquisador Tarson Nunez. 

Participaram agentes e produtores culturais, artistas, integrantes de secretarias de Cultura de outros municípios, professores e acadêmicos de cursos superiores ligados à arte, entre outros.

Foto: Michel Corvello.

Ainda à tarde, no Instituto João Simões Lopes Neto, a diretora do Instituto Estadual do Livro, Patrícia Langlois, e equipe conversaram sobre projetos estaduais na área literária. As atividades tiveram apoio da Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Tags

interiorização da cultura, secretaria estadual de cultura, secult

Carregando 0%
Carregando 0%