ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assessoria de Comunicação

SAS inaugura Centro POP após reforma feita por apenados

O Mão de Obra Prisional na Assistência Social já abriu seis vagas para detentos do regime semiaberto

04-12-2018 | 14:11:28

As vésperas de entregar seu primeiro projeto finalizado, o Mão de Obra Prisional (MOP) na Secretaria de Assistência Social (SAS) foi ampliado. Na próxima semana, no dia 13 de dezembro, será inaugurado o novo Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), em espaço contíguo à Casa de Passagem - rua Três de Maio, 1.074, e seis apenados trabalham nos últimos destalhes.

O MOP SAS, terceira frente da iniciativa que já vinha auxiliando nos serviços desenvolvidos pelas secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura e Saúde, iniciou com quatro vagas captadas. O MOP integra a estratégia Segunda Chance, do eixo de prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz e busca, com a abertura de oportunidades de emprego para pessoas em cumprimento de pena, uma alternativa de ressocialização.

Fotos: Marcel Ávila

“É muito boa essa reinserção, uma oportunidade ímpar. Esse contato maior com as pessoas muda tudo”, disse um dos apenados, que previamente havia trabalhado com pintura, atividade que agora desenvolve na obra. Dentre os projetos oferecidos no Presídio Regional de Pelotas (PRP), o Mão de Obra Prisional é o primeiro de que participa, e o interesse foi voluntário. “É uma forma de oferecer meu conhecimento e poder contribuir”, explicou ele. 

A reforma beneficia também a Secretaria de Assistência Social, que vai deixar de pagar aluguel no Centro Pop - localizado atualmente na rua Gonçalves Chaves, 813 -, uma vez que o novo espaço, de 200 metros quadrados, é próprio. O banheiro foi azulejado, as aberturas comprometidas e os entulhos foram removidos, e as paredes receberam reboco. Agora o trabalho se concentra na finalização da pintura e em lixar o piso, na requalificação feita com verbas do Município. 

O sentimento geral entre os apenados é de alívio, por poder ter uma fonte de renda garantida e começar a se reinserir no mercado de trabalho. A inciativa ainda alia a oportunidade com a experiência de capacitação, uma vez que existe a troca de conhecimentos das atividades que exerciam previamente entre os seis trabalhadores. A reforma poderá ser conhecida pela comunidade na quinta-feira, 13, às 14h30min.

Tags

mão de obra prisional, mop, assistência social, segunda chance, pacto pelotas pela paz

Carregando 0%
Carregando 0%