ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Retrate promove mais uma oficina de geração de trabalho e renda

Oficina de pintura e tingimento em tecido reuniu 12 mulheres

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 13-06-2019 | 14:19:43

“Já rimos, já conversamos, fizemos artesanato. São quatro dias, viramos família. A professora tem técnica e o mais importante: tem paciência, é maravilhosa”, explica a usuária do Reabilitação Trabalho e Arte (Retrate), Jane Pereira, uma das 12 participantes do curso de pintura em tecido oferecido durante toda a semana – 10 a 14 de junho – em uma parceria do Retrate, com o Serviço Nacional de Aprendizado Rural do Rio Grande do Sul (Senar/RS) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.  

Cursos ensinam técnicas artesanais - Fotos: Igor Sobral

No curso, a professora do Senar, Rosana Martins de Castro, ensinou técnicas de pintura e tingimento: pintura porcelanizada, tingimento tie-dye, aquarelado frio, aplicação de tecido em vidro, giz de cera no tecido, recortado (onde não é necessário fazer bainha), stencil, lenços, echarpes e eco bag. 

Ela avalia que as mulheres costumam trabalhar mais do que os homens, especialmente na zona rural. “Esses cursos de promoção social ajudam a aumentar a renda e são terapia. A vida é muito dura, as mulheres trabalham na lavoura, em casa, com os filhos. E nos cursos a sintonia é muito boa e a resposta é rápida para a saúde mental. Algumas querem vender, outras não, mas a terapia é muito importante”.

Jane reforça a ideia. Ela diz que mais importante do que vender ou não, é que os cursos e a relação que se estabelece dentro do Retrate são exercícios terapêuticos. 

“É um trabalho maravilhoso. Aqui eu achei um ponto de equilíbrio, melhorei bastante da depressão. Aqui a gente esquece dos problemas, temos a oportunidade de aprender coisas novas”, diz Jane.

Rosane Fabres conta que chegou ao Retrate há cerca de quatro meses, até então precisava de remédios para dormir. “Quando eu cheguei aqui, não precisei mais. O médico disse que eu não precisava tomar remédios, eu precisa colocar pra fora”, conta ao revelar que teve sérios problemas de depressão. Agora, ela pretende comercializar os seus produtos na própria casa, em uma peça que está desocupada.  

Cursos

Os cursos da parceria do Retrate com o Senar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais são abertos à comunidade sempre que sobram vagas do público-alvo – trabalhadores rurais e usuários do Retrate. Eles são gratuitos, porém o material deve ser adquirido pelo aluno. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3222-8695 ou na sede do Retrate, na rua Félix da Cunha, 564.  

Tags

capacitação, curso, senar, retrate, sindicato dos trabalhadores rurais, pintura em tecido, tingimento, terapia

Carregando 0%
Carregando 0%