ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Qualidade Ambiental

Quatro pontos estão próprios para banho em Pelotas

População poderá conferir a balneabilidade das águas daqui e também de outros 84 pontos dos balneários gaúchos de 43 municípios, no site da Fepam

15-12-2018 | 10:23:07

      A partir deste sábado (15), a população do estado poderá conferir a balneabilidade das praias gaúchas através do site da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Neste ano, o órgão incluiu os dados referentes aos balneários pelotenses: dos dez pontos monitorados no município, quatro estão próprios para banho – Valverde (em frente à avenida Joaquim Assumpção), Santo Antônio (avenida Antônio Augusto Assumpção, esquina Rio Grande do Sul), Santo Antônio (Hotel Praia Laranjal) e Mata do Totó.

      As informações no site serão atualizadas semanalmente até o dia 1º de março de 2019. Em Pelotas, a coleta e monitoramento é de responsabilidade do Sanep. Ao todo, a Fepam divulgará a balneabilidade de 94 pontos de 44 municípios do Litoral Norte, Médio e Sul, Lagoa dos Patos e das Regiões Hidrográficas do Guaíba e do Uruguai.

Arte: Mariana Valente

Como acessar?

      O serviço pode ser acessado pelo computador ou no modo web app, não sendo necessário fazer download em lojas de aplicativos. Os web apps são uma espécie de atalho na tela do celular e tem a vantagem de ser mais leve, não ocupar a memória, consumir menos internet e operar normalmente mesmo em lugares com pouco sinal. O serviço funciona nos sistemas Android e iOS. Para ter o aplicativo no seu celular, basta acessar o site e criar o atalho.

Como a análise é feita em Pelotas?

      Os relatórios são elaborados a partir dos resultados de cinco coletas feitas nas semanas anteriores. Para analisar a balneabilidade das águas doces, salobras e salinas, é utilizado como parâmetro a bactéria Escherichia coli.

* É própria quando os resultados de quatro ou mais das últimas cinco amostras coletadas constatarem quantidade de Escherichia coli menor ou igual de 800/100 ml.

* É imprópria quando os resultados de uma ou mais das últimas cinco amostras coletadas constatarem mais de 800 Escherichia coli por cem mililitros; ou quando o valor da última amostra for superior a 2 mil Escherichia coli/100 ml.

Projeto Balneabilidade 2018-2019

      Pelo segundo ano consecutivo, a Fepam – órgão vinculado à Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, também disponibiliza informações meteorológicas, com a previsão do tempo, a temperatura e a velocidade do vento.

Dez pontos monitorados em Pelotas

- Pontal da Barra (impróprio)

- Valverde – Trapiche (impróprio)

- Valverde – em frente à avenida Joaquim Assumpção (próprio)

- Santo Antônio – avenida Antônio Augusto Assumpção, esquina rua Bagé (impróprio)

- Santo Antônio – avenida Antônio Augusto Assumpção, esquina Rio Grande do Sul (próprio)

- Santo Antônio – avenida Antônio Augusto Assumpção, em frente ao restaurante Santo Antônio (impróprio)

- Santo Antônio – Hotel Praia Laranjal (próprio)

- Balneário dos Prazeres – Gruta de lemanjá (impróprio)

- Mata do Totó (próprio)

- Colônia Z-3 (impróprio).

Tags

balneabilidade, praia, pontos, laranjal, balneário

Carregando 0%
Carregando 0%