ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Proposta de unidade de conservação é apresentada à prefeita

Grupo de trabalho formado por universidades e órgãos estaduais construirá projeto com objetivo de implantar um Refúgio de Vida Silvestre na região

13-12-2018 | 18:23:30

Uma comitiva formada por representantes de instituições vinculadas à causa ambiental reuniu-se com a prefeita Paula Mascarenhas, no Paço Municipal, nesta quinta-feira (13). O objetivo do encontro foi apresentar à chefe do Executivo a proposta de criação de uma unidade de conservação ambiental no Pontal da Barra. O secretário de Qualidade Ambiental (SQA), Felipe Perez, e o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Hallal, acompanharam a reunião.

Fotos: Gustavo Mansur

O grupo de trabalho construiu, ao longo dos últimos 12 meses, um relatório em que apresenta pontos necessários para a implantação de um Refúgio da Vida Silvestre em área de 845,65 hectares, localizada entre a Laguna dos Patos e o Arroio Pelotas.  

O desenvolvimento da pesquisa, que resultou no relatório de intenções, teve a contribuição dos técnicos da Secretaria de Qualidade Ambiental. O órgão propôs como próxima etapa a formação de uma comissão na própria Secretaria, com participação das instituições envolvidas, a fim de construir um projeto que atenda as legislações ambientais. Depois de vencida essa etapa, a proposta será discutida com a comunidade.

Participaram da reunião representantes da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), da Embrapa, da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel e de algumas unidades acadêmicas comprometidas com o projeto. 

Tags

refúgio, vida silvestre, conservação, pontal da barra

Carregando 0%
Carregando 0%