ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Projetos do Pacto se unem para melhorar relações familiares

ACT será implantado entre famílias de crianças e adolescentes acompanhados pelo Cada Jovem Conta

11-10-2019 | 12:41:57

O Cada Jovem Conta (CJC) e o ACT – Criando Crianças em Ambiente Seguros, projetos do Pacto Pelotas pela Paz, agora se unem em um trabalho conjunto, com objetivo de garantir que crianças e adolescentes permaneçam na escola e estreitem as relações familiares. Na quinta-feira (10), representantes dos dez Comitês Territoriais, que contam com o CJC, participaram de uma capacitação sobre a metodologia ACT e definiram os fluxos de encaminhamento das famílias em risco para violência.

O encontro ocorreu na Secretaria de Educação e Desporto (Smed), e teve enfoque na formação dos servidores envolvidos nos projetos, das áreas de saúde, assistência social e educação. Com a integração, as famílias acompanhadas pela rede interdisciplinar do Cada Jovem Conta também vão ser incluídas no ACT, reforçando os serviços oferecidos a fim de ampliar a segurança da população em vulnerabilidade.

Representantes dos Comitês Territoriais definiram fluxos de encaminhamento de famílias em risco – Fotos: Divulgação/Pacto

Cada Jovem Conta

Dividido em dez Comitês Territoriais, o projeto é voltado aos estudantes com tendência a evadir da sala de aula e ligação a situações de risco para a violência: vai além e abrange também os familiares – pais, irmãos, tios e avós, por exemplo – e comunidade escolar. Tudo sem que ninguém saiba que é acompanhado pelos esforços conjuntos de escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Redução de Danos e serviços de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da região para identificar os alunos e encontrar, em seu dia a dia, as situações que reflitam em comportamentos de risco. Os casos, individualmente, são discutidos pelo grupo, que determina os encaminhamentos necessários para ajudar o educando a se distanciar de situações de conflito. 

Programa ACT

Pelotas foi a primeira cidade do mundo a implantar a iniciativa – presente em 14 países – como política pública, em escolas e centros de assistência social. O programa do Pacto Pelotas pela Paz está presente em diversas regiões da cidade, alcançando 108 famílias pelotenses, com o objetivo de fortalecer os vínculos afetivos, ensinar sobre o crescimento infantil e, sobretudo, estimular relações saudáveis, baseadas no diálogo e no afeto, que se mantenham distantes da violência. Esta é uma das apostas da Prefeitura para reduzir os índices de criminalidade no município, ao prevenir a violência dentro dos lares pelotenses e evitar que crianças e jovens cresçam em ambientes inseguros.

Tags

famílias, cada jovem conta, act, pacto pelotas pela paz, educação, segurança, redução da evasão escolar, estreitar relações familiares

Carregando 0%
Carregando 0%