Edital lançado pela Secult pagará R$ 2 mil a cada proposta selecionada. Inscrições online vão de 18 (segunda-feira) a 25 de maio
Por Ascom 15-05-2020 | 15:10:49
Motivada pela pandemia, causada pelo novo coronavírus, e os impactos gerados em toda a economia da indústria criativa e cultural de Pelotas, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), lança o Edital 002/2020, referente ao Projeto Sagrada Casa, que disciplina o processo de Seleção Pública para contratação de 25 ações culturais em âmbito virtual de produtores, organizadores, casas e espaços culturais. Cada ação receberá cachê de R$ 2 mil. O período para inscrições e envio de propostas vai de 18 a 25 de maio, exclusivamente pelo e-mail aquitemculturapelotas@gmail.com.
A iniciativa busca, além de fomentar a produção artístico-cultural pelotense e reconhecer, divulgar e contribuir com os trabalhadores da cultura local, proporcionar à população, durante o período de isolamento social que impede atividades com aglomerações de público, um programação artística e cultural diversificada e de qualidade.
Assim, as 25 ações culturais que serão contratadas serão disponibilizadas em vídeo pela internet, com atividades musicais, de artes cênicas, literatura, manifestações populares e tradicionais, artes visuais, patrimônio cultural e cinema. As transmissões acontecerão como um programa diário entre os dias 12 e 16 de junho nas redes sociais da Secult, a partir das 11h – também poderão ocorrer simultaneamente pelas redes sociais dos selecionados, no mesmo dia e hora, negociado com a Secult.
Poderão ser proponentes os produtores culturais, organizadores, espaços e casas culturais, ateliês, estúdios musicais e escolas de dança comprovadamente responsáveis pela execução da ação cultural. É permitido, a cada concorrente, inscrever apenas um trabalho. As propostas deverão ser ofertadas pelos interessados em condições técnicas de serem executadas em redes sociais da Secult, com duração mínima de 30 minutos e máxima de 60 minutos, e observar a classificação etária livre para todos os públicos.
As ações culturais propostas poderão ser produzidas para o Sagrada Casa ou poderão fazer parte do acervo de ações já realizadas pelo proponente. No caso de disponibilização de acervo, este deverá conter a data de realização da ação e a seguinte inscrição: ESTE VÍDEO FOI PRODUZIDO EM DATA ANTERIOR AO ISOLAMENTO SOCIAL IMPOSTO PELA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS.
No caso de ação inédita, é obrigatória a observação por parte do selecionado das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos demais Comitês da área da saúde: uso de máscaras para interações presenciais e atendimento aos distanciamentos (mínimo de 2 metros, conforme o Decreto Municipal nº 6.267), passível de desclassificação o não cumprimento.
O selecionado poderá orientar-se para as especificações técnicas de produção do seu material com a Secult e, se necessário, solicitar assessoria técnica remota para a gravação e/ou edição do seu vídeo.
A seleção será feita pelo Conselho Municipal de Cultura, conforme Portaria nº 002, de 28 de janeiro de 2020. A relação dos trabalhos selecionados, contendo o número do protocolo, o nome do selecionado e a pontuação recebida, será publicada até o dia 29 de maio de 2020, no site www.pelotas.com.br. Os candidatos selecionados serão comunicados por e-mail e no caso da necessidade de complementação de documentação serão notificados pela Comissão de Documentação, quando terão até 3 dias corridos para atender ao solicitado
Caberá recurso à Comissão de Seleção do resultado pertinente, no prazo de três (03) dias corridos, contados da publicação do resultado. Só serão aceitos recursos encaminhados para o e-mail: aquitemculturapelotas@gmail.com, onde deverá constar no assunto RECURSO DO RESULTADO EDITAL SAGRADA CASA. No corpo do e-mail deverá apresentar os argumentos que a Comissão de Seleção levará em consideração para revisar na sua decisão.
Os proponentes das propostas selecionadas receberão uma subvenção paga a título de cachê. O valor, bruto, a ser pago a cada trabalho monta em R$ 2 mil (dois mil reais), devendo ser consideradas as retenções para atender os descontos legais. O pagamento será efetuado via emissão de empenho e será realizado através de depósito bancário, em nome do proponente, depois de checado o relatório de execução emitido pela produção do Sagrada Casa.
Os recursos orçamentários que suportarão as subvenções para as 25 apresentações artísticas previstas neste edital estão limitados ao montante de R$ 50 mil e são, em caráter de excepcionalidade, oriundos da rubrica Projeto/Atividade: 13.392.0102.2118.00 – Programa Municipal de Incentivo à Cultura.
A divulgação da apresentação, por meio da produção de mídia paga e/ou peças publicitárias, feita pelo proponente deverá ter aprovação prévia da Secult e/ou da Assessoria de Comunicação da Prefeitura (Ascom).
O edital completo e seus anexos estão disponíveis no site da Prefeitura e podem ser acessados aqui.
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