ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Programa socioemocional do governo alcançará mais de 400 famílias

Pelotas é a primeira cidade do mundo a implantar o ‘ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros’ como política pública

11-03-2020 | 10:46:26

Depois de se tornar a primeira cidade do mundo a implantar o "ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros" como política pública, em 2019, Pelotas contará novamente com o programa socioemocional na rotina dos serviços municipais, em unidades de Educação, Saúde e Assistência Social. Em 2020, a expectativa é que mais de 400 famílias sejam alcançadas pela iniciativa do Pacto Pelotas pela Paz, que busca orientar pais, mães, avós e demais cuidadores para uma educação distante da violência, alicerçada no fortalecimento de vínculos e na consolidação de relacionamentos mais saudáveis.  

+ Programa que prepara famílias para educarem sem violência torna-se política pública

+ Pacto pela Paz forma mais 115 famílias para a educação sem violência

O principal propósito é prevenir a violência nos lares pelotenses e construir uma cidade mais humana e harmoniosa, com menos criminalidade. Nesta quarta-feira (11), os primeiros grupos de famílias reuniram-se nas Escolas de Educação Infantil (Emeis) Nelson Abott de Freitas e Vinícius de Moraes, no Areal, para conhecer o programa e seus principais objetivos – entre eles, formar uma rede de apoio e compartilhamento de experiências e vivências dentro das comunidades. Aprender sobre o desenvolvimento infantil, disciplina e limites, técnicas para lidar com a raiva e estilos parentais também estão no cronograma da metodologia.

Expectativa é promover uma verdadeira transformação na vida dos participantes, longe de agressões e crimes – Fotos: Michel Corvello

Nenhum filho vem com um manual de instruções pronto, lembrou a coordenadora do ACT, Alicéia Ceciliano, aos pais presentes, reforçando que o espaço não é destinado a julgamentos e ao ensinamento de regras, mas, sim, à troca de experiências e reflexões. De acordo com ela, o aprendizado conquistado durante os nove encontros semanais ultrapassa os benefícios gerados na criação dos filhos: promove também uma verdadeira transformação na vida dos participantes.

“O foco sempre estará nas crianças, mas as melhorias também chegam nas relações intrafamiliares como um todo. Tenho certeza de que sairão daqui pensando e agindo diferente”, disse a coordenadora.

Alicéia ressaltou que a faixa etária definida para os filhos dos participantes – de zero a 10 anos – é determinante para a formação de personalidade e caráter. Daí a importância de estarem próximos e atentos ao cuidado das crianças.

Mais facilitadores

Para aumentar a equipe de facilitadores – profissionais do Município que aplicam o programa – e, ampliar o alcance às famílias, uma nova turma, com dez integrantes, será formada em março, entre os dias 16 e 18. A coordenadora afirmou que a intenção é levar a metodologia às 29 escolas de Educação Infantil de Município – a maioria delas já conta com o ACT. Desde a sua implantação, cerca de 330 famílias já foram beneficiadas.

Fortalecer os vínculos familiares e prevenir a violência são os principais objetivos da iniciativa – Fotos: Michel Corvello

Um dos novos locais a sediar a metodologia, neste ano, é a Escola de Ensino Fundamental Dr. Mário Meneghetti, no Getúlio Vargas, a primeira a adotar o sistema de turno integral na rede municipal. No educandário, os programas socioemocionais Conte Comigo e Compasso – do Pacto pela Paz – também serão aplicados. Alicéia assinalou que a iniciativa não é restrita apenas às famílias com filhos alunos das escolas; toda a comunidade é convidada a participar.

Resultados no dia a dia

Uma das novidades deste ano é a presença voluntária de pais e avós que já participaram do ACT em 2019 nos novos grupos, a fim de incentivar os recém-chegados com seus relatos. É o caso do casal Vânia e Luis Gustavo, que dividiu parte do aprendizado com as famílias na Emei Nelson Abott de Freitas. “Espero que todos permaneçam no programa porque os resultados vão aparecendo dia após dia. Foi fundamental para mim, criada no sistema ‘se não fizer isso, vou pegar o chinelo’. Era o que eu passava para o meu filho… Agora aprendi a agir diferente”, contou Vânia.

Casal Vânia e Luís Gustavo relata resultados cotidianos do programa – Foto: Michel Corvello

São responsáveis, pelos grupos das Emeis Nelson Abott – todas as quartas, às 8h – e Vinicius de Moraes – todas as terças, às 8h –, as facilitadoras Jaqueline Manske e Suzana Martins.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Tags

pacto pelotas pela paz, act, criando crianças, ambientes seguros, prevenção da violência, programa socioemocional, mais de 400 famílias, política pública

Carregando 0%
Carregando 0%