ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Prevenção Antes da Repressão orienta 3,3 mil estudantes

Programa da Guarda Municipal conscientiza alunos sobre a manutenção de uma cultura de paz

14-11-2018 | 11:03:33

Os guardas municipais responsáveis pelo Programa Prevenção Antes da Repressão com Ronda Escolar estiveram, na terça-feira (13), realizando palestra na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora das Dores, nas Três Vendas. Os alunos puderam ouvir orientações e tirar dúvidas durante a palestra que integra o Pacto Pelotas pela Paz e busca combater a violência.

Fotos: Divulgação/GM

Desde agosto deste ano, quando a Guarda Municipal retomou as visitas aos educandários, 3.235 estudantes da rede pública participaram como ouvintes da conscientização proposta pelo programa. Durante a próxima semana este número vai crescer, pois quatro escolas receberão o projeto nos turnos da manhã e tarde: na segunda-feira (19), o Prevenção Antes da Repressão com Ronda Escolar ocorre nas Emefs Doutor Brum de Azeredo e Ministro Fernando Osório; na terça (20) e na quarta-feira (21) é a vez das escolas Parque do Obelisco e Ministro Fernando Osório; na quinta (22), a palestra retorna em outras turmas da Doutor Brum de Azeredo; e na sexta-feira (23) a programação da semana encerra nas Emefs Nossa Senhora de Lourdes e Parque do Obelisco.

A atividade é voltada para os alunos das escolas municipais de educação infantil, passando pelo ensino fundamental, chegando até o ensino médio. O conteúdo das palestras é o mesmo, mas a linguagem e forma de apresentá-lo variam conforme a idade de cada público. Os agentes usam teatro de fantoches, material didático e projeções para instruir os jovens sobre a importância da manutenção de uma cultura de paz, evitando brigas e, principalmente, longe das drogas; a destinação correta do lixo e a preservação do meio ambiente também são abordados.

A iniciativa, que começou a ser reativada em julho, passou a integrar o eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz, e é um dos braços da Secretaria de Segurança Pública (SSP) junto ao Comitê Integrado de Prevenção (CIP), que monitora, avalia e implementa atividades ligadas ao projeto de combate à violência. 

Tags

guarda municipal, prevenção antes da repressão, pacto pelotas pela paz

Carregando 0%
Carregando 0%