ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Prefeitura trabalha na recuperação de pontes atingidas por temporal

Dez estruturas foram destruídas pelas chuvas na zona rural

Por Tânia Magalhães 18-02-2021 | 14:43:52

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), trabalha na reconstrução das pontes perdidas, devido à intensa chuva da quarta-feira (10), quando, em menos de duas horas, foram registrados mais de 200 milímetros de precipitação em algumas localidades, causando suba da água de arroios, que levaram as estruturas por completo. Dez pontes foram atingidas – oito no 7º distrito, Quilombo, e duas no 6º distrito, Santa Silvana.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, estima que os prejuízos superem os R$ 200 mil. Os recursos para recuperação das pontes, bem como material, pessoal e maquinário são do Município. 

Andamento do trabalho

Das oito pontes atingidas no 7º distrito, três já foram completamente refeitas: da estrada da Vila Nova, do Tibúrcio e da cachoeira do Arco-Íris. A do Corredor do Milk está em recuperação, assim como uma da estrada da Colônia Francesa. A outra, da Colônia Francesa, entrará em reparos na próxima semana, simultaneamente as localizadas na Estrada dos Toledo e da Fábrica de Papel.

Muitas estruturas foram perdidas por completo pelas águas - Fotos: Divulgação/SDR

No 6º distrito, a ponte da estrada do Corrientes está em obras de reconstrução. A da Estrada São João, será refeita na agenda da próxima segunda-feira.

Seidel explica que algum madeiramento foi resgatado do leito dos arroios. As pontes são de madeira bruta e serrada. As estruturas são compostas por estacas, vigas, estrado (lastro) e trilhos. Para montagem, são utilizados pregos, ferros e solda.

Estradas

A partir do dia seguinte ao temporal, embora constantes precipitações, a Prefeitura empreendeu esforços para recuperação de mais de 400 quilômetros de estradas rurais danificadas pelas chuvas. 

“Patrolamento, drenagem e colocação de cascalho nos pontos mais vulneráveis são os serviços empreendidos. Toda a zona rural foi prejudicada pelas chuvas”, comenta o secretário.

Tags

temporal, pontes, reconstrução, estradas, zona rural

Carregando 0%
Carregando 0%