ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeitura regulariza mais de 2 mil lotes em dois anos

Entrega de contratos e carnês para 80 famílias do Loteamento Osório, nesta quinta, marcou o 18º processo realizado pelo Município desde 2017

16-08-2019 | 13:34:26

A marca de 2 mil lotes regularizados pela Prefeitura, em dois anos, foi alcançada na noite desta quinta-feira (15), com a entrega dos contratos para 80 famílias do Loteamento Osório, no Paço Municipal. Esta foi a 18ª regularização feita desde 2017, fazendo com que esta gestão seja a que mais realizou o processo na história de Pelotas. A alegria por poder transformar, efetivamente, a vida das pessoas, possibilitando que elas deixem de ser posseiras para se tornarem proprietárias do próprio imóvel, foi enfatizada pela prefeita Paula Mascarenhas.

Até o momento, 2.047 lotes foram regularizados em Pelotas, em dois anos - Fotos: Gustavo Vara
“É um projeto que aquece o nosso coração porque estamos mexendo, diretamente, na vida das famílias. Este documento é mais do que um papel; é o símbolo de uma nova condição de vida, já que permite aos moradores reformarem suas casas, alugarem, venderem e, principalmente, terem a segurança de deixarem um bem como herança para seus filhos”, afirmou.

Paula se disse honrada e orgulhosa por ser a prefeita que mais realizou regularização fundiária na cidade. “Torço para que os próximos façam ainda mais”, reforçou ela, lembrando que o município ainda possui mais de 200 áreas irregulares. Na próxima quinta (22), 25 famílias do Quarteirão do Fragata viverão a mesma felicidade com a entrega dos contratos, no Salão Nobre da Prefeitura – o que fará o número de lotes regularizados chegar a 2.072.  

Secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal destacou o objetivo de regularizar o máximo de áreas possíveis, ainda neste ano. Apontou o processo do Pestano, que beneficiará 1.300 famílias da região, em dezembro, como um dos maiores já realizados. 

Famílias do Ceval recebem documentos para regularização

Secretaria de Habitação negocia transferências de áreas do Estado

‘Certeza de que é da gente’

Primeira a chegar na cerimônia de entrega, dona Mena de Moura, 69 anos, não escondia a expectativa e ansiedade para ter em mãos o documento que asseguraria a propriedade da sua casa. O papel tão aguardado chegou e, com ele, “a certeza de que é da gente”, como disse dona Mena. A moradora já planeja fazer melhorias na residência para deixá-la em melhores condições. 

Dona Mena foi a primeira a receber o contrato nesta quinta - Fotos: Gustavo Vara
“Para mim é uma imensa felicidade. Sempre lutei para deixar um cantinho para o meu filho e, agora, tenho esta segurança”, contou, emocionada.

O sentimento de tranquilidade foi compartilhado pela moradora Daniela da Rosa, uma das primeiras a ser contemplada pelas unidades habitacionais do Loteamento. “Ter a escritura significa tudo. Agora tenho a certeza de que é meu e de que vou ter algo para deixar para minhas duas filhas”, frisou Daniela, que também relatou a intenção de fazer qualificações no imóvel, com vistas a valorizá-lo.  

Carnês

Os carnês são entregues porque, legalmente, a Prefeitura não pode doar terrenos. Assim, para a regularização, foi estabelecido um valor simbólico de compra – quatro Unidades de Referência Municipal (URM), o que hoje corresponde a R$ 455,68, valor que pode ser parcelado em oito vezes. Após o pagamento, cabe ao novo proprietário fazer a escritura, que é o documento que comprova que não se trata mais de uma posse, mas sim de uma propriedade.

Para o presidente da Câmara Municipal, Fabrício Tavares (PSD), o processo representa a abertura de novas portas e perspectivas para as famílias, que terão mais segurança para investir em suas propriedades. Também acompanharam a cerimônia o vice-prefeito Idemar Barz, os vereadores José Paulo Benemann (PSDB) e Antônio Peres (PSB), e equipe da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.

Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.

Tags

regularização, contratos, imóvel, segurança, habitação

Carregando 0%
Carregando 0%