ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Prefeitura participa de capacitação promovida pela Vigilância em Saúde do Estado

Curso vai ajudar na análise de dados, investigação de casos, respostas a surtos e comunicação em saúde pública

13-09-2019 | 15:16:57

A Prefeitura de Pelotas, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS), é um dos municípios da região selecionados para participar da terceira edição do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde. Promovida pela Secretaria da Saúde (SES) do Estado, por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), em parceria com o Ministério da Saúde, a capacitação aborda a análise de dados, investigação de casos, respostas a surtos e comunicação em saúde pública.

As aulas presenciais acontecem na sede da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Santo Ângelo, e vão até novembro. O treinamento terá como foco questões de saúde relativas à fronteira, por isso os 25 participantes são servidores oriundos das nove regionais que fazem divisa com Argentina, Uruguai e Santa Catarina, o que inclui Pelotas, representada pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rita de Cássia Carvalho.

Rita diz que o curso vem em um momento crucial para a saúde pública gaúcha, tendo em vista o ressurgimento de doenças, como o sarampo, por exemplo. “A população está deixando de vacinar seus filhos, abrindo espaço para patologias que já estavam controladas. Precisamos ter ferramentas para combater esse problema e a informação é a principal delas”, afirma Rita. Ao todo, ela passará por 176 horas-aula, entre atividades presenciais e a distância.

Apoio internacional

O programa conta com o apoio de organizações internacionais, como o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia e Intervenções em Saúde Pública (Tephinet). O projeto nasceu em 2015, depois dos primeiros surtos do zika vírus no país, como forma de preparar os profissionais para enfrentar os novos desafios da saúde.  

Sarampo no RS

Na quinta-feira (12), a SES divulgou nota técnica sobre o sarampo, confirmando os primeiros sete casos da doença no Rio Grande do Sul. Seis deles foram em residentes de Porto Alegre e um de Dois Irmãos. As medidas de bloqueio, como a vacinação de contatos próximos, já foram realizadas pelos municípios. Todos têm histórico de viagem a locais com circulação do vírus (São Paulo e Europa) ou vinculação a esses, por isso são considerados importados.

Em Pelotas, a SMS continua vacinando crianças de seis meses a menores de um ano, e aplicando as doses preconizadas pelo Ministério da Saúde, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. A medida deve atingir aproximadamente 3,5 mil crianças desta faixa etária no município. A tríplice viral está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e no Centro de Especialidades. O imunizante previne também contra rubéola e caxumba.

Leia mais

Vacinação contra o sarampo continua em Pelotas

Veja qual vacina tomar em cada fase da vida

Tags

saúde, sarampo, vacinação, capacitação, epidemiologia

Carregando 0%
Carregando 0%