ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Prefeitura nomeia 27 guardas municipais para reforçar segurança de Pelotas

Município convoca os aprovados no curso de formação para darem início ao processo de admissão, que será feito de forma online devido à pandemia de coronavírus

01-04-2020 | 15:20:14

A Prefeitura nomeará, nesta quinta-feira (2), 27 novos guardas municipais aprovados na última etapa do concurso público – o curso de formação –, a fim de reforçar o efetivo da segurança pública de Pelotas e incrementar as ações de prevenção e repressão à violência no município. As quatro mulheres e os 23 homens que concluíram e obtiveram êxito nas avaliações teóricas e práticas da instrução, ministrada pela Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul (Acadepol), devem dar início ao processo de admissão de forma online. 

O edital será publicado na edição do Diário Oficial dos Municípios, nesta quinta, mas pode ser conferido na íntegra logo abaixo.

+ Guarda Municipal completa 30 anos de dedicação à segurança em Pelotas

Junto à nomeação, o Município também divulga o resultado final do certame, considerando a classificação e a média de cada candidato – que vai de 8,9 a 9,8. Com a convocação, o efetivo da Guarda passará a contar com 197 profissionais, elevando em 15% o número do atual quadro. 

Para a prefeita Paula Mascarenhas, a nomeação acontece em um momento importante, considerando o papel das forças de segurança no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, principalmente, no que tange à orientação e à conscientização da população da cidade. 

“Sempre tivemos muita expectativa em relação ao concurso da Guarda, em função da vontade de fortalecer o quadro de servidores, sobretudo, devido à atuação fundamental da instituição no âmbito do Pacto Pelotas pela Paz”, disse Paula, referindo-se à integração dos órgãos às demais frentes de segurança da cidade, que buscam diminuir a criminalidade no município a partir do trabalho de integração, compartilhamento de informações e inteligência.

Processo de admissão

Devido à recomendação para o distanciamento social e à orientação para que as pessoas permaneçam em casa, a fim de conter a propagação da Covid-19, o processo de admissão será feito através da internet, informa a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh). Os candidatos nomeados deverão encaminhar a documentação solicitada (veja lista abaixo), frente e verso, no formato PDF, em um único e-mail para o endereço eletrônico sarh.scdp@pelotas.rs.gov.br.

No assunto do e-mail, deve ser mencionado: ‘nome do candidato’ + ‘Nomeação Guarda Municipal’. Na mensagem, o aprovado deverá transcrever a declaração, devidamente preenchida, conforme modelo do Anexo IV do edital (solicitação de admissão). Exames laboratoriais (hemograma com plaquetas; glicemia de jejum; creatinina; EQU; VDRL; VHS) e vacinas (tríplice viral, até 49 anos; tétano e hepatite B), além de demais documentos para o exame de saúde, devem ser encaminhados para o e-mail sarh.rh@pelotas.rs.gov.br, devendo o assunto ser ‘nome completo’ + ‘Nomeação Guarda Municipal.

A Secretaria salienta que toda a comunicação para o processo admissional acontecerá, exclusivamente, para o e-mail recebido do candidato, ou sela, ele é responsável pelo acompanhamento das informações e procedimentos que serão encaminhados. O prazo de posse se encerra em 21 de abril de 2020

“Uma grande conquista para a comunidade de Pelotas.” Assim, o secretário municipal de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira Chiattone, define a chegada dos novos profissionais ao efetivo. De acordo com ele, o ingresso destes servidores vai colaborar, especialmente, no cenário vivido atualmente em consequência da pandemia. 

“Eles chegam em um momento ímpar. Serão essenciais para reforçar o patrulhamento em prédios públicos, como unidades de saúde e escolas. Também ajudarão para que tanto as pessoas que permanecem em casa possam se sentir seguras, quanto aquelas que precisam sair estejam tranquilas nas ruas”, apontou.   

Grupo instruído, preparado e aprovado

Satisfeita com o que ouviu dos instrutores e professores envolvidos no processo de formação, a prefeita acredita que o grupo convocado está preparado para a função. “As opiniões que ouvimos são as melhores possíveis”, acrescentou. Por cerca de três meses – 600 horas/aula – os guardas frequentaram aulas que abordaram técnicas operacionais policiais, legislação, noções de inteligência, prevenção de conflitos, defesa pessoal, ética, cidadania, direção defensiva, gerenciamento integrado de crises, entre outras temáticas.

Eles também foram avaliados na disciplina de armamento e tiro – critério determinante para a aprovação no curso. Durante as aulas, em fevereiro, o instrutor da Acadepol, Rodrigo Morás destacou o alto nível de exigência para os novos guardas, que foram submetidos a três provas relacionadas ao tema: uma teórica e duas práticas, sendo uma com alvo humanoide e outra com alvo multicolorido. “É um teste rígido, que poucas forças de segurança aplicam. Exige reação rápida, identificação, precisão, velocidade e reflexo em poucos segundos”, observou.

Guarda Municipal

Neste ano, a Guarda Municipal comemorou 30 anos de história e dedicação à segurança pública em Pelotas. É por meio do Centro Integrado de Operações Municipais (Ciom) que a maioria das ocorrências chega ao conhecimento da Guarda. Na sala de operações há o monitoramento de diversos pontos da cidade e a central telefônica, que recebe chamados pelo número 153.

+ Nova turma da Guarda Municipal inicia curso de formação

No Ciom também é possível monitorar, em tempo real, o posicionamento de todas as viaturas por GPS (entre carros, micro-ônibus e motocicletas), o que permite um encaminhamento mais rápido das guarnições às ocorrências. Com a articulação criada através do Pacto Pelotas pela Paz, a Guarda – uma das instituições envolvidas – percorre diariamente as ruas da cidade, durante as Operações Integradas, a fim de coibir e prevenir a criminalidade.

Documentos requisitados

a) Carteira de Identidade;

b) CPF;

c) Título de eleitor;

d) Certidão de quitação eleitoral, retirada pelo site

e) PIS/PASEP ativo;

f) Certificado de quitação militar;

g) Carteira de Habilitação (Categoria AB);

h) Certidão de nascimento (filhos menores de 14 anos);

i) Carteira de vacinação (filhos menores de 5 anos);

j) Comprovante de frequência escolar dos filhos até 14 anos;

k) Certidão de casamento, divórcio ou união estável (nesse caso, deverá ser anexado também o documento de identidade do(a) companheiro(a));

l) Comprovante de residência no nome do candidato (água, luz ou telefone fixo) ou comprovante de residência com declaração simples do titular da conta acrescida da cópia do seu documento de identidade (água, luz ou telefone fixo);

m) Certificado ou histórico escolar que comprove a conclusão do ensino médio;

n) Alvará judicial de folha corrida expedido pelo Foro, retirada pelo site:;

o) Certidão de antecedentes criminais, retirada pelo site;

p) declaração de bens ou cópia do imposto de renda;

q) Certidão negativa de processo administrativo disciplinar, no caso de candidato que já teve vínculo de cargo ou emprego público;

r) Foto em formato 3x4;

s) Número de agência e conta corrente no Banco Banrisul (cópia do cartão). Na hipótese de ainda não ter conta bancária junto ao Banrisul, favor informar;

t) Declarações disponíveis no Anexo V deste Edital;

u) Ficha de Identificação disponível no Anexo VI deste Edital (pode ser preenchido no computador e só impresso para assinar e enviar).

Candidatos nomeados

Guarda Municipal

01º Diego Vieira Eslabão

02º Jonathan Ramos Dias

03º Gabriel Gonçalves Ferreira

04º Fabiano David Machado

05º Endiel Duarte dos Santos

06º Rafael Jansen de Souza

07º Daniel Roloff

08º Mateus Grillo Peres

09º Eliezer de Bittencourt Barcellos

10º Leonardo Gonçalves Amaral

11º Anderson Born da Silveira

12º Nanderson Araújo Terra

13º Robin Crepes Correa

14º Felipe Quevedo

15º Marcos Ednei Pereira de Moraes

16º Itibage Correa Mirapalhete

17º Mauricio Vergara Schuler

Guarda Municipal – Afrodescendente

01º Maicon de Almeida Bandeira

02º Rogerio Alvarenga Fagundes

03º Julio Cesar Alves

04º Lilian Xavier dos Santos Linhares

05º João Fabiano Siqueira do Amaral

Guarda Municipal – Pessoa com deficiência

01º Oberdan Silva Kosinski Junior

02º Bruno Heimberg Mendes

Guarda Municipal – Gênero

01º Daiane Schwanz Casarin

02º Ana Luiza Gluszevicz

03º Maria Liane Medeiros Correa

Veja o edital de nomeação completo

Tags

nomeação, guarda municipal, segurança, reforço, coronavírus

Carregando 0%
Carregando 0%