ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeitura investe R$ 1,65 milhão em Equipamentos de Proteção Individual em abril

Materiais são repassados aos hospitais do município e para a Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho (DSST) da Sarh, que os distribui às secretarias

20-05-2020 | 07:22:16

Em abril, a Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), repassou 218.500 unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os hospitais do município e para a Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho (DSST), que distribui para as secretarias municipais. 

No mês passado, foram investidos R$ 1.644.961,00, recurso próprio do erário para a compra de EPIs. Outra parte dos materiais é transferida pelo governo do Estado. Muitos hospitais contam, ainda, com doações da comunidade, de associações e de empresas, que entregam os insumos diretamente às unidades.

O material inclui álcool gel e álcool líquido 70%, aventais, luvas, toucas, sapatilhas, óculos de proteção, máscaras cirúrgicas, máscaras tipo face shield e Peças Faciais Filtrantes (PFF).

A procura pelos EPIs aumentou com a chegada da pandemia – Foto: Michel Corvello/Arquivo

Normalmente, cada instituição hospitalar fica responsável pela aquisição de EPIs, de acordo com sua demanda. Com a pandemia, contudo, a procura pelos equipamentos aumentou, o que dificultou a compra, até por falta de insumos no mercado.

“A Secretaria de Saúde repassou esses EPIs para auxiliar os hospitais do município, que estavam com dificuldades de adquirir estes materiais, que chegaram a ficar em falta no mercado”, explica a secretária de Saúde, Roberta Paganini.   

Para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), a entrega de EPIs é quinzenal, e somente em abril foram repassadas 41.711 unidades. 

Proteção é indispensável para enfrentar a pandemia do novo coronavírus Foto: Michel Corvello/Arquivo

Confira a quantidade de EPIs repassados pela Prefeitura a cada um dos hospitais e para as secretarias municipais:

  • Centro de Atendimento às Síndromes Gripais (Centro Covid): 61.570 unidades
  • Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel): 40 mil unidades
  • Beneficência Portuguesa: 26,6 mil unidades
  • Hospital Espírita de Pelotas: 15.950 unidades
  • Hospital Universitário São Francisco de Paula: 26,6 mil unidades
  • Santa Casa de Misericórdia de Pelotas: 26.650 unidades 
  • Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho (DSST) da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), que distribui para as secretarias municipais: 21.130 unidades

Total: 218, 5 mil unidades

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel.

Tags

covid-19, pandemia, novo ocornavírus, EPI, hospitais, equipamento de proteção individual, coronavírus

Carregando 0%
Carregando 0%