Imagem do post

Prefeitura implanta sistema inédito na área da saúde

Descrição não disponível.
Por Divulgação 15-05-2008 | 00:00:00
Tags:

O serviço de saúde de Pelotas será o primeiro do Estado a contar com sistema inteiramente informatizado. Todas as unidades e profissionais da saúde pública serão conectados a um programa que permitirá a reserva de leitos hospitalares, marcação de consultas e exames. “É o fim da peregrinação de pacientes entre hospitais e laboratórios”, frisou o prefeito Fetter Júnior. A assinatura do contrato com a empresa responsável pela implementação do projeto foi feita na tarde de hoje (15) pelo prefeito, o secretário de Saúde Francisco Isaías e o representante da empresa MV Sistemas, Rudinei Moreira.

“Esse é um momento marcante para a saúde pública de Pelotas. Teremos uma gestão mais organizada e racionalizada, o que repercutirá na vida dos usuários do serviço”, ressaltou Isaías. A partir de segunda-feira têm início a adequação da infra-estrutura e o treinamento do pessoal para se adaptarem aos novos procedimentos. Um prédio já reformado na rua Santa Tecla abrigará a Central.

A população começará a vivenciar os benefícios em 90 dias, quando será posto em prática o primeiro recurso do sistema: a central de leitos. Através dela a equipe do Pronto Socorro de Pelotas acessará as informações sobre as vagas disponíveis nos hospitais conveniados. Poderá então verificar os locais para onde o paciente poderá ser encaminhado, e fazer instantaneamente a reserva do leito.

O programa permitirá também, a partir de sua segunda fase de implementação, a marcação de exames como os laboratoriais, raio X, tomografia e ultra-som. “O cidadão deixa de ser office-boy da Prefeitura e passa a ter o exame marcado na hora em que o médico detecta a necessidade. Não precisa mais ir de uma unidade a outra buscando carimbos e carregando documentos”, explica Moreira.

Assim que as duas primeiras etapas estejam funcionando plenamente, a empresa começa a colocar em prática o terceiro recurso: a marcação de consultas com especialistas. Ao ser detectada a necessidade de consulta com um médico especialista, como um oftalmologista ou um cardiologista, esta é marcada através do programa ou com um telefonema para a Central, que informa no mesmo instante o dia e o local ao paciente.

A implementação do sistema será totalmente concluída em 18 meses. O prazo, relativamente longo, é necessário por se tratar de uma mudança total na rotina de trabalho de todos os profissionais de saúde pública de Pelotas. “Não será uma adaptação fácil, é uma encruzilhada que teremos que enfrentar para entrarmos no caminho certo”, avalia o presidente do Conselho de Saúde de Pelotas, Francisco Neto de Assis. Quando isso finalmente ocorrer, profissionais do Pronto-Socorro, laboratórios e hospitais estarão conectados, com o objetivo comum de facilitar o acesso dos moradores ao atendimento da saúde.

Qualificação

Os benefícios da informatização do sistema de saúde não se restringem à comodidade à população. Ao disporem de todos os dados informatizados, a Secretaria de Saúde poderá verificar diariamente todo o tipo de informações sobre a Saúde da cidade, do histórico do paciente a levantamentos estatísticos e gastos financeiros.

“Se no dia 15 já foi utilizada quase a totalidade dos recursos disponíveis para tomografia e pouco com Raio X, podemos reordenar estas verbas para suprir as necessidades. Agora só podemos fazer isso no mês seguinte, quando muitas pessoas já ficaram sem o exame”, exemplifica o secretário adjunto de Saúde, Armando Manduca. “Com esse sistema vamos otimizar o trabalho da Secretaria de Saúde. Teremos um controle total das demandas e aproveitaremos melhor os recursos”, completa.

O representante da MV Sistemas, Rudinei Moreira, relata o impacto do sistema nas cidades onde já foi aplicado, como Juiz de Fora (MG) e Cuiabá (MT). Os resultados alcançados referem-se a garantia de acesso da população aos serviços de saúde, a qualidade da assistência, a economia – atender mais com os mesmos recursos – e a melhoria nas condições de trabalho dos servidores.

Notícias Relacionadas

População não ficará sem vacinas no feriadão

População não ficará sem vacinas no feriadão

Pelotas confirma aumento de casos de dengue

Pelotas confirma aumento de casos de dengue

Prefeitura recebe R$ 2 milhões em emenda parlamentar

Prefeitura recebe R$ 2 milhões em emenda parlamentar

Atendimento especial do Hemopel tem alta adesão no Dia Mundial do Doador

Atendimento especial do Hemopel tem alta adesão no Dia Mundial do Doador