ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Prefeitura desenvolve serviço voltado ao atendimento de pessoas em situação de rua

Abordagem social visa à reinserção familiar e comunitária daqueles que vivem em condição de extrema vulnerabilidade

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 22-01-2021 | 16:38:09

Entre 200 e 250 pessoas vivem nas ruas de Pelotas, atualmente. Uma parte delas tem casa e família. Outros não têm nada. As razões que levaram cada uma delas a essa situação são as mais diversas, como conflitos familiares, especialmente a violência doméstica, transtornos mentais e o uso abusivo de álcool e outras drogas, além de dificuldades financeiras. 

Uma importante ferramenta de avaliação de risco social continua sendo executada, pela prefeitura, durante o período da pandemia do novo coronavírus: a abordagem social. A conhecida “ronda” da Prefeitura, é feita diariamente para identificar pessoas em situação de rua que precisam do auxílio do poder público.

O serviço é um importante canal de identificação de situação de risco pessoal e social e busca garantir atenção às necessidades mais imediatas das famílias e dos indivíduos atendidos, bem como promover o acesso à rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que garantam seus direitos. 

O secretário de Assistência Social (SAS), José Olavo Passos, explica que este tipo de serviço não é um favor de nenhuma esfera de governo, mas um direito humano que precisa ser assegurado. 

“Nosso objetivo não é apenas tirar as pessoas das ruas, mas garantir dignidade e segurança para cada uma delas, seja pela reinserção familiar, seja na busca de um trabalho, no atendimento social e de saúde”, afirma.

Na abordagem social, os técnicos apresentam alternativas e tentam convencer as pessoas em situação de rua a acessar os serviços da assistência social e de saúde. Os profissionais ouvem os usuários e acabam criando vínculos. Os que aceitam são encaminhados para a Casa de Passagem, onde encontram cama e roupas limpas para passar a noite; ao Centro Pop, onde podem fazer as refeições, tomar banho e lavar as roupas; recebem apoio para fazer novos documentos, encaminhar tratamentos de saúde e ajuda para traçar novos planos para a sua vida.

Os usuários do serviço são crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia ou de sobrevivência.

Para a abordagem social, a SAS conta com o apoio do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde (SMS), que faz os primeiros atendimentos, quando necessário, e encaminha para a rede de saúde; e das organizações da sociedade civil (OSC) Gesto e Vale a Vida.

Rede Rua

Um grupo de trabalho, chamado Rede Rua, planeja e organiza ações nas ruas de Pelotas – tanto com adultos em situação de rua, como de crianças e adolescentes em trabalho infantil e outras condições de risco social. 

O grupo está realizando um mapeamento dos indivíduos em situação de rua, incluindo cuidadores de carros, para identificar as famílias e pessoas com direitos violados, entender como chegaram a essa situação e de que forma podem sair.

Reinserção familiar

Uma das prioridades da equipe de Assistência Social do Município é promover a reinserção familiar e comunitária. No fim de 2020, os profissionais encontraram um idoso nas ruas. Após muita conversa, foram atrás da família dele e encontraram um irmão, além de também descobrirem que ele tinha saído de casa há mais de 40 anos. Há dois meses o idoso voltou a viver com a família. 

Como pedir ajuda?

Pessoas que se encontram em situação de rua, ou que conhecem outras que precisam de ajuda, podem entrar em contato com o Centro Pop, das 8h às 17h, pelo telefone (53) 3222-1587. As abordagens são realizadas todas as noites.

Tags

abordagem, atendimento, direitos, reinserção

Carregando 0%
Carregando 0%