ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Prefeitura desenvolve políticas de valorização do agricultor

25 de maio é o Dia do Trabalhador Rural. Produtores rurais respondem, hoje, por 50% das riquezas do estado

Por Tânia Magalhães 25-05-2020 | 16:17:13

O Dia do Trabalhador Rural25 de maio – foi lembrado pela Prefeitura de Pelotas nesta segunda-feira (25). O Município prioriza a valorização da zona rural e, para estimular a permanência do homem no campo, principalmente os jovens, diversas ações são desenvolvidas, que vão desde a infraestrutura até projetos e incentivos.

“É do trabalho de homens e mulheres do campo que são geradas aproximadamente 50% das riquezas do Estado, por meio do agronegócio e cadeias a ele vinculadas. Portanto, é preciso reconhecer a importância e o valor das famílias que vivem e produzem na zona rural, assegurando o alimento à mesa e o crescimento de Pelotas e do Rio Grande do Sul”, afirma o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

Do campo, o alimento para a população - Fotos: Arquivo/Ascom

Origem da data

O Dia do Trabalhador Rural foi instituído no Brasil pelo Decreto 4.338 de 1964. O secretário Jair Seidel conta que a iniciativa foi uma homenagem póstuma ao deputado federal Fernando Ferrari, falecido em 25 de maio de 1963. “Ferrari foi defensor dos direitos e questões sociais vinculadas aos trabalhadores rurais.”

As atividades produtivas no campo fazem do Brasil um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

Ações locais

“A Prefeitura de Pelotas tem grande interesse e realiza esforços para manter o agricultor no seu próprio meio. Uma das prioridades da Secretaria é a conservação de estradas e pontes, para garantir o deslocamento seguro e o escoamento da produção”, assegura Seidel.

O Município mantém convênio de assistência técnica com a Emater, para incrementar a produtividade das propriedades e garantir melhorias na renda dos produtores. Também incentiva programas especiais do agronegócio, como o crescimento das agroindústrias. O turismo rural é outro item inserido nas políticas implementadas pela gestão, para que avance como atrativo ao morador da cidade e incremente a visitação e circulação de renda.  

Seidel destaca a parceria com a Emater nos programas de correção do solo, melhorias de sementes e diversificação com novas culturas, que melhor remunerem o produtor. “A reservação de água é um projeto que vem recebendo dedicação do Município, para que se consolide como política pública e dê estabilidade às propriedades rurais. Neste ano, abrimos oito açudes e vamos prosseguir nesta tarefa.”

Tags

dia do trabalhador rural, 25 de maio, ações, incentivo, projetos, políticas públicas

Carregando 0%
Carregando 0%